Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CARTA AO PAPAI NOÉ

CARTA A PAPAI NOÉ
Luís CamposPoeta mossoroense . Seu moço eu fui um garotoInfeliz na minha infância Que soube que fui criança Mas pela boca dos outos. Só brinquei com os gafanhoto Que achava nos tabuleiro Debaixo dos juazeiro Com minhas vaca de osso Essa catrevage, sêo moço Que a gente arranja sem dinheiro.Quando eu via um gurizin Brincando de velocipe De caminhão e de gipe Bola, revólver e carrin Sentia dentro de mim Desgosto que dava medoFicava chupando o dedo Chorando o resto do dia Só pruquê eu num pudia Pegar naqueles brinquedo.Mas preguntei uma vez A uns fio de dotô Diga, fazendo um favô Quem dá isso pra vocês?Mim respondeu logo uns três Isso aqui é os presente Que a gente é inocenteVai drumí às vêis nem nota Aí Papai Noé bota Perto do berço da gente.Fiquei naquilo pensando Inté o Natá chegá E na Noite de Natá Eu fui drumi mim lembrandoAcordei fiquei caçando Por onde eu tava deitado Seu moço eu fui enganado Que de presente o que tinha Era de mijo uma pocinha Que eu mermo tinha botado Saí c’a bixiga preta Caçando os amigos meu Quando eles mostraram a eu Caminhão, carro e carreta Bola, revólver, corneta E trem elétrico, até Boneca, máquina de pé Mas num brinquei, só fiz vêE resolvi escrevêUma carta a Papai Noé.“Papai Noé, é pecado Os outro se matratá Mas eu vou le recramá Um troço que tá errado Que aos fio de deputadoVocê dá tanto carrin Mas você é muito ruim Que lá em casa num vai Por certo num é meu pai Que num se lembra de mim.Já tô certo que você Só balança o povo seu E um pobe qui nem eu Você vê, faz qui num vê E se você vê, porque Na minha casa num vem? O rancho que a gente tem E pequeno mas le cabe Será que você num sabe Qui pobe é gente também?Você de roupa encarnada,Colorida, bonitinhaNunca reparou que a minhaJ á tá toda remendada Seja mais meu camarada Prêu num chamá-lo de ruim Para o ano faça assim:Dê menos aos fio dos rico De cada um tire um tico,Traga um presente pra mim.Meu endereço eu vou dá,Da casa que eu moro nela Moro naquela favela Que você nunca foi lá Mas quando você chegá Que avistá uma paióça Cuberta cum lona grossa E dois buraco bem grandeUma porta véia de frande Pode batê que é a nossa.

PREFEITURA SUSPENDE CONTRATO

Hoje , segunda-feira, 26 de dezembro de 2011, está completando duas semanas que a empresa terceirizada, contratada pela Prefeitura de Mossoró, deixou de fazer a manutenção, a limpeza e a irrigação da Praça Otacílio Negreiros Pimenta(antigamente, denominada de Praça da Caixa d’Água do Conjunto Abolição I), nesta cidade. Assim, devido residirmos, nesta comunidade, há mais de duas décadas, fomos procurado por uma comissão de cidadãos e cidadãs, que praticam certas modalidades esportivas naquele logradouro, que nos pediram, que solicitássemos das autoridades municipais a solução urgente desta problemática. Pois, a suspensão da manutenção e limpeza sistemática daquela praça, pelo menos duas vezes por semana, tem provocado o acúmulo de lixo, com dejetos de animais colocados na via pública, acarretando desconforto e problemas de saúde às pessoas, usuárias daquele espaço público para a prática de caminhadas e de outras modalidades esportivas. Sem falar na sequidão da grama e das árvores da localidade por conta da não-irrigação da vegetação existente. Finalmente, em nome de todas as pessoas, que praticam alguma atividade esportiva, e/ou se utilizam daquele logradouro público, como espaço de lazer com seus familiares, amigos e amigas, reivindicamos da Senhora Prefeita Fafá Rosado a fineza de atender a este justo e legítimo pleito da nossa comunidade, em regime de urgência-urgentíssima.Manifestamos antecipadamente os agradecimentos à Prefeitura e à Editoria do Blog do José Rodrigues, caso sejamos atendidos em nossa solicitação.Respeitosamente,Luiz CarlosComunitário do Conjunto Abolição IMossoró - RN

sábado, 24 de setembro de 2011

AVISO PREVIO DE 90 DIAS

A camara dos federial, arovou neste dia 21 de setembro de 2011, o projeto que aumenta de 30 pra 90 dias o aviso previo que o empregador deve conceder ao empregado a ser demitido da empresa, sento que atualmente, quando o empregado é dispensado, ele recebe e cumpre avso por 30 dias, independentemente do tempo de serviço.
Com essa auteração, o aviso será proporcional o tempo trabalhado,caso o empregado trabalhe por um ano, se mamtem 0s trinta dias, mas para cada ano de serviço, o aviso será acrecido em tres dias, que chegará no limite de 90 dias.
No pedido de demissão pelo empregado, deve trabalhar ou indezizar a empresa, sendo que a empresa pode optar em liberar sem ônus.
Aproposta aprovada tramitava na camara federal, desde 1889, sendo que as discursão deu inicio em julho de 2011 e analizada por varias comssões, no entanto será enviada para sanção da Presidente Dilma Roussete, que mantem ou não a decisão do legislativo.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

MARCHA DAS MARGARIDAS

Milhares de mulheres vindas de vários lugares do país participaram de debates, oficinas, apresentações culturais e a Mostra Nacional de Produtos das Trabalhadoras Rurais durante o primeiro dia da Marcha das Margaridas.Já nesse primeiro dia de Marcha as Margaridas mostraram sua força, organização e resistência, transpondo para Brasília suas estratégias de luta cotidiana para um mundo igual para as mulheres trabalhadoras rurais.Aconteceram dois painéis que discutiram um modelo de desenvolvimento para o Brasil que também considere as mulheres e princípios como justiça, autonomia, igualdade e liberdade. Além dos painéias foram realizadas várias oficinas que contribuiu para aprofundar o debate sobre um projeto de sociedade que tenha como central a igualdade entre mulheres e homens.A mostra nacional com os produtos das Margaridas de todo o Brasil deu visibilidade ao trabalho produtivo realizado pelas mulheres rurais e à produção da agricultura familiar. A agricultura familiar é responsável por grande parte da alimentação que chega diariamente à mesa dos brasileiros.Uma exposição de fotos passeou pela história de luta das Margaridas ao longo desses 10 anos de caminhada rumo à Brasília em busca e em construção de uma sociedade igual para homens e mulheres do campo e da floresta.No lançamento da Campanha contra os Agrotóxicos foi exibido o documentário “O veneno está na mesa” do documentarista e cineclubista brasileiro Silvio Tendler. O filme traz um debate importante sobre o uso de agrotóxico no país, pois o Brasil é o campeão mundial no uso de veneno em sua produção, uma média de 5,2 litros de veneno ao ano por cada habitante.À noite Margareth Menezes encerrou a programação com um show dedicado para as Margaridas. Neste show vozes de vários timbres e sotaques ecoaram quando a baiana cantou a música lema da Marcha das Margaridas. “Olha Brasília está florida…”, cantaram todas juntas na cidade das Margaridas.Hoje cedo recomeça a programação e Brasília, não somente o Parque da Cidade, amanhecerá florida com as margaridas alegres e em luta.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

DIREITOS SÓ PARA FILIADOS


Empregado que não contribui com sindicato não tem direito aos benefícios previstos em Convenção Coletiva
O Juiz da 30ª Vara do Trabalho de São Paulo sentenciou como inaplicável as vantagens negociadas para a Convenção Coletiva de Trabalho aos empregados não sindicalizados. Ou seja, a aqueles que não contribuem com a entidade sindical de sua categoria não cabem também o direito de usufruir dos benefícios previstos na Convenção Coletiva. A sentença proferida é referente ao processo nº 01619-2009-030-00-9, item 6.Em sua transcrição, o Juiz Eduardo Rockenbach Pires defendeu o trabalho das entidades sindicais e destacou a importância da participação do trabalhador da categoria. “Item 6 - O autor sustentou não ser sindicalizado e, por isso, negou-se a contribuir para a entidade sindical dos trabalhadores. A despeito disso, não menos certo é que as entidades sindicais devem ser valorizadas, e precisam da participação dos trabalhadores da categoria (inclusive financeira), a fim de se manterem fortes e aptas a defenderem os interesses comuns. Aliás, como qualquer associação de particulares.”Baseado neste argumento, o Juiz disse ser justo que o autor não se beneficie das vantagens negociadas pelo sindicato a favor da categoria, já que o mesmo se recuse em contribuir com a entidade. “Por estas razões, não procedem os pedidos pertinentes a direitos previstos na convenção coletiva de trabalho, conforme os tópicos respectivos”, conclui o Juiz referente ao item da Inaplicabilidade da Convenção Coletiva de Trabalho
Cabe ressaltar que a sentença citada serve como parâmetro para outros processos, reforçando os objetivos do sistema sindical e destacando ainda mais a importância das negociações e das convenções coletivas de trabalho.

Contribuição de Rogerio Braz - Comerciario de Joao Pessoa

O ECLIPSE DO PAI

A complexa divisão social do trabalho, a participação das mulheres na vida pública e sua dura crítica ao patriarcalismo e ao machismo vigente, trouxeram uma crise à figura do pai. De certa forma surgiu uma sociedade sem pai ou do pai ausente. O eclipse da figura do pai, entretanto, desestabilizou a família tradicional. O aumento dos divórcios, importa reconhecer, acarretou conseqüências, por vezes, dramáticas. Estatísticas oficiais recentes nos EUA referem que 90% dos filhos fugidos de casa, ou sem moradia fixa, eram de famílias sem pai. 70% da criminalidade juvenil provinha de famílias onde o pai era ausente. 85% dos jovens em prisões cresceram em famílias sem pai. 63% de jovens suicidas tinham pais ausentes. A falta da figura do pai desestrutura os filhos/filhas, tira-lhes o rumo da vida e debilita-lhes a vontade de assumir um projeto consistente de vida. Precisamos trazer de volta o pai. Para resgatar a relevância da figura do pai, se faz importante distinguir entre os modelos de pai e o princípio antropológico do pai. Os modelos variam consoante os tempos e as culturas: o pai patriarcal, tirânico, participante, companheiro, amigo. O princípio antropológico do pai constitui estrutura permanente, imprescindível para o complexo processo de individuação humana. Em todos os modelos, age o princípio antropológico do pai, mas sem se exaurir em nenhum deles. A crise dos modelos libera o princípio paterno para novas expressões. A tradição psicanalítica tirou a limpo a importância insubstituível do princípio antropológico do pai. A figura do pai é responsável pela primeira e necessária ruptura da intimidade mãe-filho(a) e pela introdução do filho(a) no mundo transpessoal, dos irmãos/irmãs, dos parentes e da sociedade. Nesse outro mundo, vige ordem, disciplina, autoridade e limites. As pessoas têm que trabalhar, realizar projetos e inventar o novo. Em razão disso, devem ter coragem, mostrar segurança e disposição para fazer sacrifícios. Ora, o pai é a personificação simbólica destas atitudes. É a ponte para o mundo transpessoal e social. Nessa travessia, a criança se orienta pelo pai-herói arquétipo que sabe, pode e faz. Se lhe faltar essa referência, ela se sente insegura, perdida e sem iniciativa. Pertence à figura do pai fazer compreender a diferença entre o mundo da família e o mundo social. Não há só aconchego, mas também trabalho; não só bondade, mas também conflito; não apenas ganhos, mas também perdas. Se os programas de entretenimento da televisão exacerbam o desejo, fazendo crer que só o céu é o limite, cabe ao pai mostrar que em tudo há limite, que todos somos incompletos e mortais. Operar esta verdadeira pedagogia desconfortável, mas vital, é atender ao chamado do princípio antropológico do pai, sem o que ele está prejudicando seu filho/filha, talvez de forma permanente. A partir de uma figura de pai bem realizada, a criança pode elaborar uma imagem benfazeja de Deus-Pai. A despeito das dificuldades, nunca faltam figuras concretas de pais que conhecemos, que se imunizaram da impregnação patriarcal e dentro da complexa sociedade moderna, vivem dignamente, trabalham duro, cumprem seus deveres de pais, mostram responsabilidade e determinação. Desta forma cumprem a função arquétipa e simbólica para com os filhos(as), função indispensável para que eles amadureçam o seu eu e, sem perplexidades e traumatismos, ingressem na vida autônoma, até serem pais e mães de si mesmos. Texto escrito por Leonardo Boff,teologo.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Lançamento da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação reúne Deputados e Entidades

Foi lançado nesta terça-feira (19) pela Câmara dos Deputados e Sociedade Cívil (FRENTECOM) no Auditório Nereu Ramos em Brasília, a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação. A deputada Luiza Erundina foi eleita por unanimidade como Coordenadora do movimento, que já reúne mais de 70 entidades civis e 190 deputados. O evento que durou das 14h ás 17h, contou com a presença da Abraço, representantes de organizações, e deputados que fazem parte da Frente. Em questão, estavam o Marco Regulatório da Mídia e a Democratização da Comunicação. Ao dar início à sessão, Luiza Erundina afirmou que a Frente é um passo amplo para o diálogo permanente sobre os temas de comunicação social no Brasil. “O marco atual está defasado e é preciso fazer um mutirão democrático sobre um tema tão importante que é a comunicação”, disse a deputada. Em seguida, Altamiro Borges do Centro de Estudos de Mídias Alternativas Barão de Itararé, leu o manifesto da Frente Parlamentar. A mesa, composta também pela Secretária Nacional de Comunicação da CUT, Rosani Bertoti, deu sequência ás considerações de Deputados e representantes civis.Os parlamentares frisaram também a importância da pressão popular para que se concretize o Marco Regulatório das Mídias. Para Emiliano José (PT-BA), não se pode existir uma mídia partidária nas mãos de poucas famílias para distorcer a realidade. Fátima Bezerra (PT-RN), Jandira Feghali (PC do B-RJ) e João Arruda (PMDB), criticaram a censura que a grande mídia impõe na sociedade. Já a Deputada Rosinha Adefal (PT do B-AL) falou sobre a importância do acesso à comunicação para deficientes auditivos e visuais, devendo existir instrumentos de áudio-descrição e legendas em tempo real.Ainda falaram sobre o tema, representantes das entidades: SINRAD (Sindicato dos Radialistas no DF), FITERT ( Federação dos Radialistas), FITTEL (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações) e ENECOS Nacional (Executiva dos Estudantes de Comunicação Social). Ao fim da reunião, a Coordenadora eleita Luiza Erundina agradeceu a todos, e os integrantes da Frente seguiram para reunião interna. Os componentes vão se encontrar nesta quarta-feira (20) com o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo para falar sobre o novo marco regulatório do setor.Abraço fala em nome das Rádios ComunitáriasEm nome da Abraço Nacional e das 24 Abraços estaduais, o Coordenador Executivo da associação, José Sóter, falou sobre as rádios comunitárias no Lançamento da FRENTECOM. Sóter saudou todos os radialistas presentes e parabenizou a criação da Frente Parlamentar, exaltando a participação da sociedade civil, que é um fato inédito na Câmara dos Deputados.De acordo com o coordenador, as rádios comunitárias executam na prática o exercício da democratização, dando voz a todos de forma utilitária. “Nós participamos ativamente da elaboração da Constituição Brasileira no que diz respeito à liberdade de expressão. E principalmente o Artigo 223, que fala sobre a distribuição das outorgas, que é a democratização das concessões de radiodifusão”, disse Sóter.Além da instalação do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, o Coordenador da Abraço disse ainda que esta Frente Parlamentar lançada deve ser protagonista do debate que precede o Marco Regulatório das Mídias Digitais. “Temos aqui na casa centenas de propostas, mas muitas delas antagônicas na questão da comunicação. Nós da Abraço usamos dizer que queremos fazer a revolução das muitas vozes, e muitas das iniciativas parlamentares são para calar as vozes”, finalizou José Sóter.

CONTRIBUIÇAO - MARIO ILO ESTUDANTE DE COMUNICAÇAO

TEXTO DE HUGO MANSO

Caro Cassiano Arruda
Em seu texto “VANGUARDA DO ATRASO” publicado na Roda Viva de 21/07/11, você trás para a discussão da utilização das águas da Barragem Santa Cruz conceitos de desenvolvi mento capitalista, a partir da idéia da “adoção de novas tecnologias no setor agrícola e busca de novos modelos de ocupação e exploração da terra”.
O modo de produção capitalista representou enorme avanço, revolucionando forças produtivas e racionalizando métodos e processos durante mais de um século. Entretanto os males que este sistema gerou após a Revolução Industrial, com a profunda acumulação e concentração de riqueza, teve como conseqüência o agravamento das desigualdades sociais e territoriais, chegando a colocar em risco a sobrevivência do planeta.
Hoje, no século XXI, sob todos os aspectos este modelo é predador, desumano e já não mais corresponde às potencialidades e desafios sociais, culturais e ambientais da humanidade.
É verdade, Cassiano, que a terra continua arredondada e que as novas tecnologias podem conduzi-la ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades. O problema é como aplicar estas tecnologias. Qual modelo de desenvolvimento? Qual relação com o meio ambiente? Qual perspectiva de desenvolvimento humano?
O modelo proposto pelo DNOCS implica bombeamento, consumo elevado de energia, trabalho assalariado no campo e crescimento desordenado das cidades, uso intensivo do solo e da água com eliminação da biodiversidade. Tudo em nome da produção intensiva de frutas tropicais e novas concentrações.
Quero sugerir outra lógica para a utilização das águas da Barragem Santa Cruz, vinculado a outro modelo de desenvolvimento da agricultura e do semi-árido brasileiro. A topografia da região permite a utilização das águas da barragem a baixo custo energético irrigando o vale no sentido Apodi – Caraúbas por gravidade. Lá, no vale, não precisa o governo promover nenhuma desapropriação, dada a sua estrutura fundiária. É no vale que historicamente vem sendo produzido o arroz vermelho, que pode ter sua área ampliada.
Para as terras da chapada, a experiência com os assentamentos da Reforma Agrária, o manejo agro-ecológico da caatinga, a convivência entre agricultura de sequeiro, apicultura e caprino-ovino cultura possibilita uma ocupação humana qualitativamente diferente do proposto por perímetros irrigados. Duas visitas são necessárias para entender a divergência: ao DIBA (distrito irrigado do baixo Açu) e aos projetos de assentamento da chapada do Apodi (Laje do Meio, Moacir Lucena, Milagres entre outros).
No DIBA, cobertura vegetal retirada, uso intensivo de água e defensivos, solo salinizado, nenhuma fixação humana nem criação de animais. Ao lado, periferias urbanas em crescimento. Nos assentamentos da chapada, recuperação da fauna e da flora retirada pelas antigas fazendas, fixação de famílias em residências dignas, grande produção de mel, leite, carne, frutas de sequeiro, artesanato, ovos, aves, milho e sorgo.
Em ambos os ambientes investimentos públicos foram feitos. O governo do Presidente Lula ao expandir os Institutos Federais e transformar a ESAM em UFERSA, levou investimentos em educação, ciência e tecnologia para territórios rurais antes inatingíveis. Associá-los a produção de alimentos e vida digna é o desafio.
A “opção preferencial pela pobreza” foi feita pelos ricos, pelos que mandam e oprimem no mundo inteiro. Aplicar na chapada do Apodi o modelo falido de desenvolvimento concentrador e excludente é que representará atraso. Atraso humano e ambiental.
Queremos sim políticas públicas que desenvolvam o semi-árido brasileiro. É possível sim uma ruralidade com gente, cidades com saneamento, escolas e saúde pública. Para tanto estamos propondo modelos de desenvolvimento rural sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente aceitáveis. Este é o debate.

Contribuiçao de Hugo Manso
Engenheiro e Professor do IF RN

sábado, 23 de julho de 2011

Após 3 anos de estudos, Cade dá aval para fusão entre Perdigão e Sadia

São Paulo – Anunciada em 2009, a fusão entre os frigoríficos Perdigão e Sadia e que cria a gigante do setor BRF Brasil Foods foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) nesta quarta-feira (13). Para Siderlei Silva, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (Contac/CUT), que representa 80% dos trabalhadores BRF, o posicionamento do Cade é importante para as negociações salariais da categoria. "No entanto, é preciso ficar de olhos abertos para não cairmos nas mãos das multinacionais", ressalva.
Como requisito para aprovar a fusão, foi acertada a vendas de algumas fábricas e abatedouros do grupo, o que para Siderlei causa preocupação. "Nas crises, a empresa nacional permanece aqui, as estrangeiras simplesmente vão embora e deixam os trabalhadores à deriva", afirma o sindicalista, defendendo a venda das empresas da BRF exclusivamente para grupos e empresários nacionais.
Além dos cuidados voltados aos direitos dos trabalhadores, a confederação levanta a hipótese de o consumidor também ser prejudicado, especialmente pelo custo dos produtos. Mas o presidente da Contac observa que "mesmo com a fusão, a BR Foods ficaria com 34% do mercado produtor de carne avícola, impossibilitando a formação de cartel, um bom sinal para o consumidor."
Pelo acordo comercial, o novo grupo terá de suspender as vendas de produtos das marcas Perdigão e Batavo, além de ter de abrir mão de outras marcas de alimentos.

TECNICOS EM RADILOGIA DE SP EM GREVE

Técnicos em Radiologia da rede estadual continuam firmes na lutaEm assembléia realizada na última sexta-feira, 15 de julho, trabalhadores e trabalhadoras da rede estadual decidiram manter o estado de greve iniciado em junho, já que a Secretaria da Saúde nada apresentou de concreto e não houve avanço nas negociações. Ficou, portanto, marcada nova assembléia para o dia 12 de agosto, em frente à Assembléia Legislativa, quando poderá ser decretada greve por tempo indeterminado em todo o Estado.O Sintaresp, representado na última assembléia por técnicos do HC, mantém seu compromisso com a luta, firmado desde o início de junho, e estará presente no dia 12 para engrossar o movimento. À reivindicação geral, por aumento de salários e benefícios, junta-se também a luta específica da nossa categoria, principalmente pela aplicação da lei quanto ao adicional de insalubridade integral, ou seja, 40% sobre dois salários mínimos.

CONTRIBUIÇAO DO SIND. DOS TEC. EM RADIOLOGIA DE SAO PAULO

Mobilização contra o Projeto de irrigação da chapada do Apodi é realizada no RN

Será realizado no próximo dia 25 de julho, dia da agricultora e do agricultor, uma grande mobilização no município de Apodi, RN, que reunirá centenas de trabalhadoras, trabalhadores rurais, Sindicatos, organizações e movimentos sociais. O objetivo da mobilização é denunciar e debater com a sociedade sobre os impactos que serão causados pela construção do perímetro irrigado na Chapada do Apodi. A concentração será às 7h, no Sindicato de Trabalhadores Rurais de Apodi, em seguida os participantes seguirão pelas ruas do centro de Apodi, onde realizarão um ato Publico, finalizando a mobilização com um almoço coletivo.
A mobilização dos trabalhadores e organizações sociais contra o Projeto da Chapada do Apodi adquiriu ainda mais força após o último dia 19. Na data, uma Audiência foi realizada com a participação de diversos trabalhadores e movimentos sociais, com o ministério da Integração Nacional, a Governadora do Estado, o presidente do DNOCS, entre outras participações. Na ocasião, o Ministro reconheceu os impactos que o Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi trará as comunidades e falou da necessidade de mudanças ao projeto original.
O Projeto – No dia 10 de junho de 2011, o Governo Federal assinou o decreto de desapropriação de uma área de mais de 13 mil hectares na Chapada do Apodi, RN, para a implantação do Projeto de irrigação na área. A obra é patrocinada pelo Ministério da Integração Nacional e está sob o comando do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o DNOCS. Para a implementação do projeto está previsto um gasto que ultrapassa os 240 milhões de reais, para garantir a irrigação de até 10 mil hectares destinado à fruticultura para exportação. Mais de 150 famílias de pequenos agricultores terão que sair das terras onde tradicionalmente vivem há mais de 60 anos para dar lugar ao Projeto. Além de atingir diretamente as famílias dos pequenos agricultores, o projeto também vai impactar oito assentamentos que estão no entorno.
Todo esse dinheiro ameaça por fim às experiências desenvolvidas por pequenos agricultores e agricultoras, que tornaram a região da Chapada do Apodi uma referência nacional e internacional de convivência com o Semi-árido e de produções agroecológicas. De acordo com Antônio Nilton, agente da Comissão Pastoral da Terra de Mossoró, é nesta região onde há uma das maiores produção agroecológica de mel do país, além da caprinocultura, manejo da caatinga e diversas formas de experiências desenvolvidas pelas agricultoras e agricultores da região.
O Projeto de irrigação no Rio Grande do Norte é uma extensão do perímetro irrigado de Limoeiro e Russas no Ceará – que compreende também a Chapada do Apodi. Naquela região onde o Projeto já foi instalado, as comunidades de camponeses e camponesas praticamente desapareceram, apenas algumas famílias permanecem resistindo e sofrendo as consequências deste projeto. Um dos maiores problemas enfrentados pela população local é a intensa utilização dos agrotóxicos, que tem sido alvo de denuncias e pesquisas, a exemplo do estudo desenvolvido pelo Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (Tramas), da Universidade Federal do Ceará (UFC) que identificou os problemas ambientais e de saúde nas comunidades do Baixo Jaguaribe (inserida no projeto de irrigação) que estão expostas à contaminação ambiental e aos agrotóxicos. O resultado é assustador: foi identificado uma grande incidência de pessoas acometidas de câncer, com registros de várias mortes ligadas ao contato com os agrotóxicos, contaminação do lençol freático, contaminação do solo, alimentos, etc.
Em manifesto entregue ao DNOCS no último dia 16 de junho, os trabalhadores rurais, Sindicatos Rurais, organizações e movimentos sociais do campo destacaram que “Neste momento, nossa luta central é resistir, denunciar e exigir que o Governo Federal, REVOGUE o decreto que torna de utilidade pública 13.855,13 hectares na Chapada do Apodi para fins de desapropriação pelo DNOCS, e DIALOGUE com os movimentos sociais, outra proposta, que leve em consideração a longa e dura luta dos agricultores familiares camponeses da Chapada do Apodi na convivência com o Semi-árido Potiguar que serve de exemplo em todo Brasil.”

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Brasil, Itália e Espanha defendem ação política e fortalecimento para o movimento sindical

As principais bandeiras de luta do Movimento Sindical pautou um dos painéis do Seminário Internacional intercâmbio da ação política e formativa do movimento sindical do Brasil, Espanha e Itália, realizado no Hotel Samburá, em Olinda. Com mais de 40 dirigentes sindicais da CUT Nacional e do Nordeste, além da UGT-Valenciana da Espanha e CISL - Emilia Romagna da Itália, o encontro terminou no sábado passado (16), com debates e mesa política de encerramento.
Informações, troca de experiências e conhecimentos marcaram o encontro que durou três dias na cidade de Olinda. O secretário nacional de Formação da CUT, José Celestino Lourenço (Tino), o coordenador-geral da Escola Sindical da CUT no Nordeste, Admirson Medeiros (Greg) e os representantes da UGT Valenciana Esther Ortega e da CISL – Emilia Romagna, Gianni Pedrazzini, enfatizaram que, a solidariedade internacional dos trabalhadores foi fundamental para o fortalecimento do novo sindicalismo que fundou a CUT no Brasil, em 1983.
Tino destacou em sua intervenção que neste novo contexto marcado por uma profunda crise política, econômica, social e ambiental, faz com que a retomada da cooperação entre CUT, CISL e UGT, mediado pela ISCOD, possibilite não apenas o desenvolvimento do projeto Escola Móvel, visando potencializar o diálogo com a sociedade no sentido de aprofundar a relação do movimento sindical com as lutas pela organização e desenvolvimento sustentável das comunidades nordestinas. “Precisamos criar novas condições para o intercâmbio sobre temas estratégicos para os trabalhadores do Brasil, da Itália e da Espanha,” acentuou.
A grave crise pela qual passa a Espanha, impondo um conjunto de desafios para o sindicalismo, visando defender os direitos dos trabalhadores, foi assinalada por Esther Ortega. “A UGT contou com a solidariedade do movimento sindical internacional no enfrentamento da ditadura fascista de Franco no passado, e neste momento faz necessário resgatar o caráter internacionalista da classe trabalhadora”, disse. Segundo ela, fortalecer a luta contra a estratégia de acumulação capitalista neste momento de crise é fundamental para avançarmos na construção de um projeto de desenvolvimento sustentável sob a ótica dos trabalhadores.
Na opinião de Gianni Pedrazzini da CISL da Emilia Romagna, a relação com a CUT é anterior a criação da própria CUT, tendo se iniciado no final dos anos 70 quando a FIAT de Betim/MG começou um processo de demissão e perseguição da classe trabalhadora. Comentou ainda, “que esta relação de cooperação sempre teve como foco principal a formação sindical, o que proporcionou a construção da Escola 7 de Outubro em Belo”. Para ele, “não há duvida que o projeto da Escola Móvel, é um novo instrumento no processo de inovação da ação sindical e representa novas possibilidades na cooperação internacional entre Brasil, Espanha e Itália”.
De acordo com Greg, o Projeto Escola Móvel de Formação e Fortalecimento Sindical se articulará a estratégia do atual Plano Nacional de Formação da CUT em desenvolvimento no Nordeste, aprofundando o processo de interiorização da formação sindical desenvolvido pelo programa de Organização e Representação Sindical de Base, que atingiu no período 2010-2011, mais de 600 dirigentes e militantes sindicais. “ É inegável que essa parceria que a UGT Valenciana inicia com a CUT, através da Escola Nordeste e com a CISL Emilia Romagna, para a implantação da Escola Móvel, representa um passo importante na retomada dessa dimensão internacionalista da classe trabalhadora” afirmou
* Assessoria de Imprensa da CUT-PE com informações adicionais da CUT Nacional e da Secretaria Nacional de Formação

SINPUC PARTICIPA DE CURSO EM LAGOA SECA

CUT Paraíba e SINPUC capacitarão sindicalistas de todo o estado
Durante os dias 15, 16 e 17 de julho representantes do SINPUC e de sindicatos de todo o estado estarão reunidos em Lagoa Seca para mais uma etapa do Curso de Organização e Representação Sindical de Base.
O encontro de três dias será realizado no Colégio Marista e é promovido pela Central Única dos Trabalhadores da Paraíba.
Nesta etapa do ORSB o SINPUC participará realizando, em parceria com a CUT-PB, a formação dos novos sindicalistas. Tião Santos será um dos responsáveis pela capacitação. O SINPUC leva representantes de novos sindicatos que se preparam para filiarem-se à CUT.
Sindicatos recém-fundados, como os de São Vicente do Seridó e Cubati estão escalados para esta etapa do curso.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

BNDES cancela participação na fusão entre Pão de Açúcar e Carrefour

Após dias de fortes rumores, foi confirmada no início da noite desta terça-feira (12) a retirada do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) da negociação de fusão entre Pão de Açúcar e Carrefour. O movito alegado para a decisão da BNDESPar – responsável por participações acionárias do banco em empresas – foi comunicado pelo Conselho de Administração do Grupo Casino, atual sócio de Abilío Diniz na rede varejista.
"A Diretoria da BNDESPAR vem a público informar que cancelou o enquadramento da operação solicitada pela Gama 2 SPE Empreendimentos e Participações S/A, em função do não atendimento às condições estabelecidas", diz a nota. Segundo a instituição, a condição para participação da BNDESPar era haver "entendimento entre todas as partes envolvidas".
Informações de que a presidenta Dilma Rousseff estava insatisfeita com a postura de setores do governo federal começaram a circular no fim da semana passada. Além disso, aumentaram as críticas à conduta do BNDES diante desse tipo de operação, ao priorizar grandes empresas na concessão de crédito e, como seria no caso da fusão de redes de supermercados, escolha de sócios para investir como acionista. Quando a conversação entre os grupos tornou-se pública, há duas semanas, o BNDES anunciou entrar com quase R$ 4 bilhões em ações da nova empresa. O banco ressaltou, à ocasião, que dependeria apenas de um acordo entre os controladores das duas redes varejistas. Porém, não sublinhou como e por que o montante investido estaria beneficiando o público.
Na segunda-feira (11), o Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) informou que pretendia investigar a participação do banco para esclarecer a legalidade da medida. O MPF quer saber, também, sobre as condições que envolvem o interesse público no uso dos recursos do BNDES e como é feita a escolha dos projetos a serem financiados pelo banco.
Segundo a Agência Estado, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), aprovou, na manhã desta terça-feira (12), convite para que o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, esclareça o papel da instituição na fusão. O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) destacou que os recursos do banco vêm, entre outras fontes, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e de dotações orçamentárias da União. Contrário à participação do BNDES na fusão Carrefour-Pão de Açúcar, o ex-presidente do banco, Carlos Lessa, criticou argumentos de setores do governo. A defesa da participação do setor público envolvia garantir a manutenção de controle brasileiro sobre a empresa. Isso poderia ser importante para se priorizar produtos nacionais em detrimento dos importados. "Ao que eu saiba, a associação Pão de Açúcar-Casino não gerou superavit comercial para o Brasil; a rede importa muito mais do que exporta", atacou Lessa, em artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo.
Também crítico à participação do banco, Quintino Severo, secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e representante do movimento sindical no Conselho Deliberativo do FAT, afirma que a fusão com recursos do BNDES seria "um atentado ao bom senso". Segundo ele, não é papel de instituições públicas, bancadas pelo dinheiro dos trabalhadores, "fomentar o desemprego, o arrocho de salários e o fim da concorrência".

contribuiçao: Virginia Toledo

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Comerciários de João Pessoa tem nova Convenção Coletiva

Após várias rodadas de negociação, no dia 30 de junho, empregadores e empregados no comércio de João Pessoa chegaram a um acordo que elevou o Piso salarial para R$ 655. Para os que recebem acima do piso o aumento foi de 8%. As negociações avançaram também em outras cláusulas como a dos domingos e feriados, cujo valor a ser pago no final da jornada passa a ser de R$ 30.
Vale-RefeiçãoFoi criada uma nova cláusula instituindo uma comissão bipartite e paritária com a finalidade de elaborar e apresentar à representação do comércio e dos comerciários, num prazo de aproximadamente 120 dias, um aditivo à Convenção Coletiva que viabilize a implantação do Vale-Refeição e/ou Alimentação, bem como a mudança da data-base para o dia 1° de abril.
Palavra do PresidenteO Presidente do Sindicato dos Comerciários, Rogério Braz, considerou um avanço a nova Covenção Coletiva: "pois houve a participação constante da base dos comerciários, apoiando a atual diretoria e participando desde o início da campanha salarial, que começou com um café da manhã no mês de maio. A participação da categoria foi intensa tanto nas assembléias como nas mesas de negociação". O Presidente Rogério Braz concluiu sentenciando que "o reajuste salarial conquistado é fruto da participação dos trabalhadores, que apóiam e confiam na diretoria. Sendo assim, a vitória é um mérito de todos nós".
Fonte: Sindicato dos Comerciários de João Pessoa

EX- PRESIDENTE DO SECOM-RN ASSUME O INCRA DO RN

Valmir Alves toma posse hoje em Natal
O Companheiro Vaimir Alves, Ex presidente do Sindicato dos Comerciarios de Mossoro e da CUT Regional, toma posse neste dia 11 de julho de 2011, como novo superintendente do INCRA - RN(Instituto de Colonizaçao e Reforma Agraria) a solenidade de posse se dará apartir das 16:00 horas, O Potiguar obtem uma larga experiecia de atuaçao no movimento social de Mossoro e regiao, como tambem Delegado do MDA e Diretor Administrativo do Hospital Tarcisio Maia. Nós do movimento Social desejamos muito sucesso nesta nova empleitada social, e que a Reforma Agraria seja a pauta principal.

Jose Rodrigues - Comerciario

domingo, 3 de julho de 2011

DIA DE MOBILIZAÇAO EM MOSSORO-RN

Nesta Quata -feira 6 de Julho é Dia Nacional de Mobilização da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e dos movimentos sociais (MST, Central de Movimentos Populares, Marcha Mundial de Mulheres ). Milhares de trabalhador@s vão realizar, em diversas cidades do Brasil, atos de rua, paralisações em empresas de todos os setores e no serviço público, passeatas, panfletagens e protestos.

Em Mossoro, será realizado uma carreta do Movimento Social que sairá da UFERSA (uinversidade Federal Rual do Semiarido ) as 09:00 horas dia 06 de julho, com o seu encerramento no Centro da cidade na 12º DIRED . Os movimentos Sociais estao realizando varios processos de mobilizações, como forma de mostrar que a maioria da população quer mais mudanças no Brasil. pressionado os patrões ,governo federal, os governos estaduais, as prefeituras, os deputados e os senadores para que eles atendam as reivindicações e promovam as mudanças na educaçao, saude e condiçoes digna de trabalho para tod@s trabalhad@res.

Jose Rodrigues - Comerciario

sábado, 28 de maio de 2011

DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Subir o nível do colesterol bom não reduz risco de doenças cardiovasculares

Aumentar os níveis no sangue do chamado "colesterol bom" não reduz o risco de doenças cardiovasculares em pacientes que já tomam estatinas para reduzir o mau colesterol, revelou um estudo americano.
Cientistas do Instituto Nacional Americano do Coração, dos Pulmões e do Sangue (NHLBI), que acompanharam 3.400 casos de americanos e canadenses, anunciaram ter concluído um estudo antes do previsto, em 2012, segundo um comunicado.
Durante o estudo de 32 meses, a metade dos pacientes tomou doses extra de niacina, também conhecida como vitamina B3, para elevar os níveis de colesterol bom, além de estatina para reduzir os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos.
A outra metade tomou um placebo no lugar da niacina e prosseguiu o tratamento com estatina.
Apesar de estar comprovado que reduzir os níveis de colesterol ruim com estatinas como Lipitor ou Zocor diminui os riscos de doenças cardiovasculares, os cientistas se surpreenderam ao descobrir que, quando os pacientes tomavam também altas doses de niacina, não havia redução de doenças cardiovasculares.
"Embora não comprovemos os benefícios clínicos esperados, respondemos a uma importante interrogação científica sobre o tratamento de doenças cardiovasculares", disse Susan Shurin, diretora do NHLBI.
"Buscar novas e melhores formas de tratar os níveis de colesterol é vital na batalha contra as doenças cardiovasculares", acrescentou.
Nos Estados Unidos morrem anualmente 800.000 pessoas com doenças cardiovasculares.

Aprovado novo remédio que traz a cura para até 79% dos casos de hepatite C

O FDA (órgão americano de controle de saúde) aprovou nesta segunda –feira, dia 23 de Maio de 2011 o remédio INCIVEK, que é o nome comercial do componente Telaprevir. A notícia vai revolucionar a forma como é tratada a hepatite c, no mundo, que até hoje não consegue níveis muito elevados de cura.
A hepatite C é chamada de “assassino silencioso” pois age no organismo por vários anos sem desenvolver qualquer sintoma, até causar a cirrose, falência hepática e em outros casos, também o câncer de fígado.
O presidente da Associação Brasileira de Portadores de Hepatite, Humberto Silva, comemorou a notícia: “ nós vivemos nesta ultima semana os dias mais importante em 20 anos de luta contra a doença”. Humberto explicou que a hepatite c é dividida em 4 tipos de vírus: 1, 2, 3 e 4 – chamados de genótipos.
O genótipo 1 que é o mais comum no Brasil (60% dos casos) é justamente o mais difícil de tratar, pois não responde bem aos remédios que existem. Menos da metade dos doentes conseguem atingir a cura definitiva. Os outros genótipos 2 e 3 são mais fáceis de curar, com índices de 80 e 70 % respectivamente. E o 4 é muito raro de ser encontrado.
O INCIVEK vai agir no genótipo 1, aumentando as chances de resposta para até 79%. Na prática, seguiu Humberto, todos os tipos de vírus da hepatite c passarão a ter mais ou menos a mesma resposta ao tratamento.Redução do tempo de tratamento
Outra grande notícia que traz o novo remédio é o de que 60% dos casos de genótipo um poderão ter o tempo de tratamento reduzido para 24 semanas (6 meses) ao invés das 48 (um ano) hoje praticados.
Este grupo de beneficiados é o que consegue resposta rápida , logo no início do tratamento, negativando o vírus na 4ª. Aplicação. O restante deverá prosseguir com o tratamento até completar 1 ano.
O tratamento atual para todos os casos da hepatite c é feito com os dois únicos remédios até então aprovados: O Interferon (injeção semanal ) e a Ribavirina (cápsulas diárias).
O INCEVIK (cápsulas diárias) deverá ser acrescentado aos dois medicamentos e tomado por 12 semanas. Depois, o tratamento segue só com os 2 remédios tradicionais, até o final do curso.
Outro remédio aprovado
O presidente da Associação Brasileira de Portadores de Hepatite, Humberto Silva, lembrou ainda que na semana anterior, tinha sido aprovado também pelo F.D.A. o medicamento VICTRELIS (nome comercial do componente Boceprevir).
O remédio também é um “inibidor de protease” – enzima de ligação fundamental para a multiplicação do vírus da hepatite c e age de maneira muito semelhante ao INCEVIK.
A aprovação ocorreu no dia 13 de Maio de 2011, em Washington.
Os níveis de cura do Incevik, entretanto, de acordo com os últimos estudos do laboratório fabricante, a Merk, são um pouco menos otimistas do que o de seu concorrente, curando cerca de 67% dos casos (contra os 79% anunciado pelo Incevik)Semana mundial da conscientização da hepatite
Durante esta semana, de 19 a 26 de Maio, em comemoração à data, diversas ações são realizadas para conscientizar a população mundial sobre o que já é chamado de “a maior epidemia do século”.
Existem, em todo o mundo, cerca de meio bilhão de pessoas infectadas com os vírus b e c da hepatite.
E, segundo Humberto Silva, somente 10% deles (se tanto) sabem disso. No Brasil o total de infectados é estimado em 6 milhões de pessoas.É urgente fazer exames de sangue em toda a população , diz Silva.
“A próxima luta é para que a Anvisa possa aprovar os dois novos remédios para comercialização no Brasil. Isto é esperado para até o final deste ano.”, concluiu.
No último dia 19 de Maio a ABPH realizou a iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro nas cores vermelho e amarelo, que representam a campanha, a fim de chamar a atenção do país para a gravidade do problema.

domingo, 20 de março de 2011

DILMA É BEM AVALIADA SEGUNDO DATA FOLHA

Pesquisa Datafolha mostra que a presidente Dilma Rousseff é aprovada por 47% dos brasileiros, segundo reportagem de Fernando Rodrigues, publicada na edição deste domingo da Folha.
Com essa taxa de popularidade, Dilma iguala-se ao recorde registrado por Luiz Inácio Lula da Silva nesta mesma época no segundo mandato do antecessor da atual ocupante do Palácio do Planalto.
Roberto Stuckert Filho/PR
Dilma é aprovada por 47% dos brasileiros, diz Datafolha
Ou seja, Dilma com seus 47% hoje se iguala tecnicamente com os 48% de Lula em 2007, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Lula teve 43% de aprovação no terceiro mês de seu primeiro mandato, em março de 2003. Depois, bateu um recorde de aprovação presidencial em início de governo, em março de 2007, atingindo a marca de 48%.
Segundo o Datafolha, Dilma supera em popularidade todos os antecessores de Lula, quando se considera esta fase inicial do mandato.
O instituto faz pesquisas nacionais desde 1990. Em junho daquele ano (a posse então era em março), Fernando Collor tinha 36% de aprovação. Itamar Franco, que assumiu depois do processo de impeachment de Collor, marcou 34% depois de três meses no cargo. Fernando Henrique Cardoso, eleito em 1994 e reeleito em 1998, teve aprovação no início de seus governos de 39% e 21%, respectivamente.
Na pesquisa divulgada hoje, o Datafolha registra 7% que consideram a gestão de Dilma "ruim" ou "péssima". Outros 34% a classificam como "regular". Há também 12% que não souberam opinar.
O instituto entrevistou 3.767 pessoas em 179 municípios nos dias 15 e 16 deste

ACORDO QUER FORTALECER LEI MARIA DA PENHA

Recentes decisões da Justiça têm criado obstáculos à aplicação da Lei Maria da Penha, abrindo caminho para que vítimas desistam de denúncias, agressores escapem da condenação e processos sejam anulados.
Segundo o Ministério Público Federal, a lei -batizada com o nome da biofarmacêutica Maria da Penha Maia, que ficou paraplégica após duas tentativas de assassinato por parte do marido, em 1983- tem sido interpretada de forma equivocada, inviabilizando seu cumprimento.
Para reverter esse cenário, MPF e Executivo assinam nesta semana protocolo de cooperação para aperfeiçoar sua aplicação.
"Dados reunidos pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e pelas promotorias públicas especializadas, mostram que não houve diminuição da violência contra a mulher após a Lei Maria da Penha. Ou seja, a ausência de punição tem estimulado a prática da violência", afirma Raquel Dodge, subprocuradora-geral da República.
Duas polêmicas foram analisadas no último ano pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), o que vem influenciando e prevalecendo nas decisões das cortes estaduais: 1) A necessidade de a vítima manifestar a vontade de processar o agressor e 2) A possibilidade de suspender o processo do agressor por um prazo, ao final do qual ele pode não ser condenado.
Há um terceiro ponto que prevalece nas decisões: a necessidade de a vítima confirmar a vontade de processar o agressor na frente do juiz.
MPF, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e Advocacia-Geral da União defendem que a lei diz exatamente o contrário do que está expresso nesses três pontos seguidos país afora. Sustentam que as agressões devem ser alvo de processos independentemente da vontade da vítima e que é desnecessário que ela confirme a representação na frente do juiz.
Feministas, governo e MPF criticam ainda as suspensões de processo quando o agressor cumpre determinadas condições. Dizem que o benefício é vedado pela lei. O STJ e a maioria dos promotores defendem a medida como solução de conflitos.

DIEESE FAZ BALANÇO DAS NEGOCIAÇOES SALARIAIS

Pelo 15º ano consecutivo, o DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – analisa a negociação dos reajustes salariais das principais categorias profissionais brasileiras. Em 2010, o Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS-DIEESE) estudou os reajustes de 700 unidades de negociação dos setores da indústria, do comércio e de serviços e constatou que cerca de 96% delas pelo menos conseguiram repor a inflação medida pelo INPC-IBGE – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Esse desempenho é ligeiramente inferior ao observado em 2006 e 2007.
Contudo, chama a atenção o fato de 2010 ter registrado a maior proporção de negociações com aumento real nos salários de toda a série, iniciada em 1996, sempre em comparação à inflação medida pelo INPC-IBGE. Em 2010, 89% do painel analisado conquistou ganhos reais para os salários dos trabalhadores.
Além de apresentar a maior incidência de reajustes com aumento real nos salários, 2010 distingue-se dos demais anos analisados pelo SAS-DIEESE também por registrar um crescimento significativo no número de negociações nas faixas mais elevadas de aumento real.
Em 2010, 106 negociações (15% do painel) apresentaram ganhos reais superiores a 3%. Considerando as mesmas 700 unidades de negociação nos dois anos anteriores, nota-se que em 2008 foram 29 negociações (4% do painel) com ganhos reais equivalentes; e em 2009, 37 negociações (5% do painel). Quanto aos ganhos superiores a 5%, a mesma tendência é observada: 28 negociações em 2010 diante de 2 negociações em 2008 e 10 negociações em 2009

contribuiçao do DIEESE

ELEIÇAO DO SINDSERPUM

Nesta Segunda-Feira (21-03) está sendo relizada a eleição para a escolha da nova diretoria do Sindicato dos Servidores Publicos municipal de Mossoró - SINDSERPUM, sendo disponibilizado 02 urnas fixas na sede administrativa do Sindicato e 14 intinerantes nos principais locais de trabalhos nos horarios de 07:00 as 17:00. Apenas uma Chapa concorrerá ao pleito, que é encabeçada pela Candidata a Presidenta Marilda de Souza - Professora , e votaram todos os Servidores Publicos filiados ao Sindicato.

DIA SEM POESIA

Em comemoração ao 14 de março - DIA NACIONAL DA POESIA, A POEMA - Poetas e Prosadores de Mossoró, completando 14 anos de existência, programou uma manhã de poesias no mercado "PÚBLICO" da Cobal; reunimos um grupo de poetas acompanhado pelo cantor, poeta e compositor Genildo Costa e fomos às 5h30 da manhã para Cobal. Ali chegando encontramos na praça de alimentação, uma plateia nos agurdando com muito entusiasmo. Caio Muniz iniciou o recital declamando algumas poesias de poetas locais, em seguida o Cantor e Compositor Genildo Costa começou a mostrar o seu repertório musical, mas eis que de repente apareceram dois vigilantes e nos deram um "ultimato" da poderosa Gerência da Cobal. Diziam assim: Nosso chefe mandou dizer pra vcs que encerrem imediatamente esse movimento. Caio César foi até ao rescpectivo DONO da Cobal e quando falou com ele, o mesmo respondeu taxativamente: "desça e desligue o som imediatamente".
Para não causar um conflito entre os vigilantes e as pessoas que estavam nos assistindo, porque naquele momento só estávamos desejando comemorar o Dia da Poesia e nada mais, resolvemos desligar o som e sair da Cobal como seus "legítimos donos" mandaram.
A palavra agora está com, com a imprensa.
Todos os órgão de comunicação local ( Jornal De Fato, O Mossoroense, Gazeta do Oeste, Correio da Tarde, revista Papangu, TCM, todas as emissoras AM e FM de Nossa cidade "Terra da Liberdade" (que liberdaaaade é essa que é pregada e propalada????) a prefeitura municipal que logicamente ordenou aos seus dirigentes a nossa expulsão (porque essa já é a terceira vez que acontece) a Promotoria
Pública. etc...etc...etc...etc, isso sem falar na prisão do poeta popular Concrís que poucos anos atrás teve seus cordéis confiscados e depois devolvidos com muita luta e protestos. Pensem no constragimento que passamos hoje 13 de março de 2011 comemorando o Dia Nacional da Poesia???? em um local "Público"???Pensem!!!!

Obs: esse email está sendo remetido para além da imprensa local, aos órgão de cultura nacional do Governo Federal. Algúem terá que se responsabilizar por essa discriminação absurda e descabida.

1ª RODADA DE NEGOCIAÇAO DOS COMERCIARIOS

Está marcada a 1ª rodada da Negociaçao Coletiva de Trabalho 2011, dia 21 de março as 18:00 horas, a pauta de reevidicaçoes dos comerciarios foi entregue ao SINDVAREJO dia 28-02-2011, contendo 84 classulas sociais e economicas. O SECOM-RN faz uma proposta de 620,00 R$ para mes de abril de 2011, hoje o salario percebido é de 545,00 R$, nas area social a manutenção do dia do Comerciario para a 3ª segunda do mes de agosto. O processo da negociação acontece entre as categorias profissionais e economicas, e se espera bons resultados e avanços nos direitos da categoria comerciaria.

ASSEDIO MORAL NO WALMART

Maior rede varejista do mundo e terceira no ranking nacional de supermercados, o Walmart foi condenado a indenizar um ex-diretor que disse ter sido obrigado a rebolar enquanto entoa va o "grito de guerra" da empresa em reuniões diárias.A sentença da 3ª Vara da Justiça do Trabalho de Barueri foi publicada no último dia 9. Cabe recurso.O Walmart foi condenado a pagar indenização equivalente a dez vezes o valor da última remuneração do ex-diretor, cerca de R$ 140 mil.O autor da ação é Eduardo Grimaldi de Souza, 40, que trabalhou no Walmart de 2000 a 2009. Segundo ele, na abertura e no final das reuniões diárias, os funcionários tinham de cantar uma espécie de hino motivacional.Num trecho da música, [que diz: "Me dá um W, um A, um L, Me dá um rebolado", e assim segue] Souza afirma que aqueles que não fizessem o movimento eram levados até a frente de todos e obrigados a cumprir o rebolado de forma isolada.Ele diz que, por timidez e constrangimento, deixou de fazer o movimento várias vezes e, por isso, foi obrigado a rebolar na frente dos colegas -havia reuniões com até 300 funcionários no auditório."Eu me sent ia humilhado, constrangido e cheguei a ponto de querer me ausentar do trabalho. Tenho 1,75 m, peso cem quilos, não me sentia à vontade", disse."SERVOS DA GLEBA"O juiz Diego Cunha Maeso Montes disse na sentença que o ato do Walmart é medieval e que a empresa tratou os funcionários como "bonecos" e "servos da gleba"."Mudos e calados, devem se submeter a todo tipo de ordens e caprichos de seu dono", afirmou o juiz."Na busca do melhor resultado de lucro, não deve haver por parte da empresa uma política de ferir a dignidade do trabalhador", disse o advogado Eli Alves da Silva, que representa Souza.
Link: http://www1.folha

quarta-feira, 9 de março de 2011

IV CONGRESSO NACIONAL DAS TECNICAS RADIOLOGICAS

Nos dias 28 a 30 de outubro de 2011 Florianaopolis -SC será palco O IV Congresso Nacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, com o Tema: ¨A Evolução Educacionalna Sustentabilidade da Profissão, este evento tem como objetivo promover a atualização de conhecimentos e de tecnologia, incentivar a produção científica e estimular o intercãmbio de ideias e contatos entre os participantes. Segundo os organizadores cerca de 2 mil participantes, entre auxiliares, técnicos e tecnólogos em radiologia, empresários e estudantes, deverão participar dos trabalhos. O Congresso será um momento impar na nossa area Radiologica , e nós profissionais de Mossoró e Região teremos que participar , para ampliação dos nossos conhecimento e foralecimento e Organizaçao da profissão.

Gravidez durante o aviso prévio garante estabilidade

Uma trabalhadora que engravidou durante o aviso-prévio deverá receber indenização referente ao período de estabilidade a que teria direito. A decisão é da 10ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS), que deu provimento ao recurso da reclamante contra decisão do primeiro grau.
A Juíza Patrícia Dornelles Peressutti, atuando na 7ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, julgou improcedente a ação. A Magistrada justificou que a concepção ocorreu durante o aviso-prévio indenizado (aquele em que a pessoa não trabalha os 30 dias do aviso prévio, mas recebe pelo período), e que, mesmo assim, a gestação no aviso-prévio não dá direito à garantia de emprego.
Contudo, no entendimento da 10ª Turma do TRT-RS, para garantir estabilidade, a gravidez não precisa ser confirmada, obrigatoriamente, antes da rescisão contratual. Pode ocorrer no curso do aviso-prévio, ainda que indenizado, o qual se integra ao tempo de serviço para todos os efeitos legais. Conforme o relator do acórdão, Desembargador Milton Varela Dutra, salvo disposição contratual ou coletiva mais benéfica, a garantia à gestante é projetada por força constitucional a até cinco meses após o parto, uma vez confirmada a existência de gravidez no curso do contrato de trabalho.
Os desembargadores levaram em consideração vários exames médicos que comprovam que a concepção aconteceu durante o aviso prévio ou até mesmo no período de efetiva prestação de trabalho pela reclamante. Por isso, consideraram inválida a despedida sem justa causa. Mas, como na data do julgamento o período de estabilidade já havia terminado, os magistrados rejeitaram o pedido de reintegração no emprego. A trabalhadora deverá receber o pagamento dos salários, desde o ajuizamento da ação até cinco meses após o parto, bem como das férias com 1/3, 13º salário e FGTS com 40% referentes ao mesmo período.
Cabe recurso.
Processo nº 0000022-55.2010.5.04.0007
contribuiçao jusbrasil - noticias

terça-feira, 8 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DA MULHER II

Trabalhadoras em Luta por Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical
O Dia Internacional das Mulheres, data histórica e de luta, será marcado em todo Brasil por manifestações que empunham bandeiras feministas. As trabalhadoras CUTistas estarão nas ruas em defesa de um modelo de desenvolvimento para nosso país com inclusão social, valorização do trabalho, sustentabilidade com igualdade de oportunidades, e pela autonomia econômica, social e política das mulheres.
Este ano serão quatro os grandes temas que a CUT traz para debater com a sociedade e exigir do Governo políticas públicas para seu cumprimento: Igualdade no Trabalho – Mulheres em Todos os Cargos, Profissões e com Igualdade salarial; Pela Valorização do Salário Mínimo; Creches Públicas: um direito da Criança e da Família e responsabilidade do Estado; Violência Contra a Mulher: Tolerância Nenhuma!
Estes temas fazem parte da Campanha de Igualdade de Oportunidades na vida, no Trabalho e no Movimento Sindical que a CUT está desenvolvendo e que tem como objetivo denunciar e avançar na superação da situação de discriminação no acesso e no cotidiano do mundo do trabalho que as mulheres ainda hoje enfrentam, ainda que sua presença aumente ano a ano.
A partir da reivindicação de Igualdade no Trabalho: Mulheres em Todos os Cargos, Profissões e com Igualdade Salarial afirmarmos que as mulheres podem e devem estar presentes em todas as profissões e cargos, com igualdade salarial e de oportunidades. Para isso, a CUT reivindica a urgente ratificação da Convenção 156 da OIT e também a alteração do Artigo 7º da Constituição Federal que equipara os direitos das trabalhadoras domésticas com os demais trabalhadores/as.
Reduzir as desigualdades entre homens e mulheres passa também por uma política de valorização permanente do salário mínimo. Tanto homens quanto mulheres são beneficiários desta política. Entretanto, as mulheres (especialmente as jovens) são mais impactadas, pois são a maioria das que recebem até dois salários. Entre o total das mulheres em idade ativa, as que não possuem rendimento ou têm até no máximo dois salários mínimos são 84,3% do total. E ainda, entre as mulheres ocupadas, as que recebem até dois salários mínimos são 66,5% do total. A CUT continua lutando junto ao Congresso Nacional para transformar em Lei a atual política de valorização do salário mínimo, que é fruto da nossa luta.
Uma política pública básica para o acesso e permanência das mulheres no mercado de trabalho é a garantia de creches e escolas públicas em tempo integral. A creche é um direito da criança e da família e responsabilidade do Estado e sua existência significa a recusa ao atual modelo que reforça a responsabilidade individual das mulheres pelo cuidado com as crianças.
A creche pública nos locais de moradia, seja no campo ou na cidade, possibilita às crianças conviverem no ambiente na qual ela está inserida e possibilita às pessoas responsáveis pelo seu cuidado participarem integralmente da vida pública, seja no trabalho, na política, na cultural ou no lazer. Especialmente no caso das mulheres que precisam conciliar o cuidado com as crianças, as tarefas domésticas e o trabalho formal, a ausência de creches públicas traz prejuízos pessoais e profissionais. Atualmente o número de creches públicas atende somente 11% do total de crianças de 0 a três anos, segundo dados do Ministério da Educação. A luta pela ampliação das creches públicas, com qualidade, é uma reivindicação histórica das trabalhadoras.
A violência contra as mulheres é um outro grave problema de nossa sociedade. Ela ocorre em casa, na rua, nos locais de trabalho e explicita o machismo, a vontade dos homens em tratar as mulheres como objeto e subordinadas a eles. No âmbito doméstico, a Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340/2006) é uma grande conquista, pois reconhece a violência como crime e não como assunto privado. Porém, são necessárias a implantação e ampliação de políticas públicas de combate e prevenção destas práticas. Nos locais de trabalho, o assédio moral e sexual são outras formas de violência contra as mulheres que precisam ser combatidas. Toda militância da nossa Central deve estar engajada na campanha que afirma: Violência contra as mulheres, Tolerância Nenhuma!
Este ano, o dia 08 de Março excepcionalmente será uma 3ª feira de carnaval. Mas isso não significa que as trabalhadoras CUTistas deixarão de ir às ruas, pelo contrário, as atividades do dia internacional das mulheres deverão ser realizadas em todo o mês de março e terão por objetivo preparar a mobilização para a Marcha das Margaridas na qual a CUT tem a meta de ter no mínimo 30 mil CUTistas mobilizadas/os.
A jornada das Margaridas acontece todo ano em agosto, mês de um simbolismo muito forte para o movimento sindical. Neste mês, a líder sindical Margarida Alves foi assassinada por defender os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais. Margarida Alves se foi, mas suas utopias e sonhos permanecem vivos entre nós. Floresce em cada mulher que dia-a-dia luta para que os direitos humanos das mulheres sejam respeitados em todo país.
E como forma de reafirmar a luta das mulheres trabalhadoras rurais, a Marcha das Margaridas 2011 terá momentos de reflexões, debates, seminários e atividades culturais que acontecerão nas comunidades, municípios, estados e na capital federal. Serão celebradas as conquistas das mulheres nas políticas públicas, como também serão debatidas e avaliadas as ações, programas e políticas reivindicadas pela Marcha das Margaridas.
Com o lema “2011 razões para marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade” as trabalhadoras estarão nas ruas na certeza de que para a 1ª presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, honrar seu compromisso assumido com as mulheres brasileiras, da nossa parte será preciso muita luta, mobilização e um processo constante de diálogo.
Durante a marcha será apresentada a Plataforma de reivindicações das mulheres rurais. Com essa iniciativa, as trabalhadoras adotam posições contundentes para enfrentar os grandes obstáculos inseridos na construção de um Brasil verdadeiramente soberano, justo e solidário, com garantia dos direitos e cidadania plena das mulheres. A pauta e a estratégia da Marcha das Margaridas se assemelham ao ponto de ser possível afirmar que se confundem com as da CUT na medida em que reforçam a disputa de modelo de desenvolvimento que a Central vem travando.
A CUT convoca suas entidades a participarem das ações do Dia Internacional das Mulheres e da Marcha das Margaridas, e convida a todos e todas a somarem-se a luta por igualdade de oportunidades que é de toda sociedade.
Rosane Silva é Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Neste 8 de março , não poderia passar em branco neste dia , pensei formar um texto falando sobre a participação da Mulher no mercado de trabalho, mas isso garante enquanto valorização, saindo um pouco dos desafios e das inquietações politicas, e faço uma opção de enviar um recado para nós Homens: " Acho que existe diversas coisas que podemos fazer para valorizar a Mulher, mas escolhi apenas quatro que são as seguintes: Escolher como unica; Ama-las ; sofrer por elas e parabeniza-la por todos os dias.

PARABENS

CONFIANÇA DA POPULAÇAO TEM CAIDO

De acordo com informações da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Justiça (ICJBrasil), feito pela Faculdade de Direito de São Paulo da referida instituição, caiu nos primeiros três meses de 2010. A queda é algo recorrente, no último trimestre do ano passado, foi registrado um índice de 4,2 enquanto que no trimestre anterior era de 4,4. O ICJBrasil ocorre desde o ano de 2009 e para que seu cálculo seja feito, variando em uma escala que vai de 0 a 10 pontos, foram entrevistados um contingente de 1.570 cidadãos na Bahia e nos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.Enquanto Minas Gerais apresentou o maior índice (4,4), Pernambuco foi o mais descrente na Justiça (4,1). De todas as pessoas que foram entrevistas, 46% já recorreram à Justiça ou mora com alguém que o fez. O mais preocupante é que 64% afirmaram achar o judiciário pouco ou nada honesto. Enquanto 59% acreditam que a influência política domina o judiciário, 78% disseram que o acesso à Justiça é algo caro.
contribuição da jusbrasil (noticias)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

DIRETORIA DO SECOM-RN SERÁ EMPOSSADA

No dia 18 de Janeiro de 2011 a Categoria Comerciaria elegeu a nova diretoria do Sindicato dos Empregados no Comercio de Mossoro e Médio Oeste do RN, que tomará posse no dia 17 de Fevereiro de 2011 na sede da Entidade apartir das 18:00 horas. o mandado se iniciará em Fevereiro de 2011 e seu termino em Fevereiro de 2014.