Total de visualizações de página

sábado, 29 de maio de 2010

REDUÇAO DE JORNADA DE SEMANAL

Acordo reduz jornada de trabalho de químicos no ABC

O aquecimento da economia permitiu a assinatura do primeiro acordo de redução de jornada de trabalho neste ano. A partir de julho, a maioria dos 750 funcionários da fábrica da Basf , em São Bernardo do Campo (SP), passarão a trabalhar num turno de seis dias por três de folga. A mudança reduzirá a jornada das 42 horas atuais para 36h27, sem diminuição dos salários e benefícios.

A notícia é de Samantha Maia e publicada pelo jornal Valor, 28-05-2010.

Segundo Fábio Lins, diretor do Sindicato dos Químicos do ABC, o acordo começou a ser discutido em 2008, mas a crise segurou as negociações. Nos últimos meses, porém, a intensificação das horas extras permitiu a assinatura do acordo, que vale por dois anos. "É um acordo importante e reflete a confiança da empresa sobre o aquecimento da economia", diz.

O dirigente conta que, nos últimos meses, o trabalho adicional estava elevando a média de horas trabalhadas na semana para cerca de 60 horas. "O excesso de horas extras é caro para a empresa e faz mal aos funcionários", diz. Segundo ele, a redução da jornada também levará à contratação de cerca de cem novos funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário