Total de visualizações de página

sábado, 1 de maio de 2010

PRESIDENTE LULA MAIS INFLUENTES

Time"cita Lula entre líderes mais influentes
Extraído de: Portal Jornal de Jundiaí - 30 de Abril de 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela revista americana "Time" um dos líderes mais influentes do mundo em 2010, ao lado de figuras como o colega americano, Barack Obama. Embora o nome de Lula seja o primeiro da lista, a publicação afirma que isto não o qualifica como o líder mais influente, pois não se trata de um ranking. Em 2004, o presidente brasileiro já figurara na relação - ocasião em que foi descrito como "a voz dos países em desenvolvimento".

A lista das 100 pessoas mais influentes do mundo deste ano, divulgada ontem, é dividida em quatro categorias: líderes, heróis, artistas e pensadores. Lula divide o título com outros 25 líderes, de empresários a políticos. O perfil do brasileiro é assinado pelo documentarista Michael Moore. No texto - altamente elogioso -, ele descreve Lula como "um autêntico filho da classe trabalhadora latino-americana". Moore aproveita o perfil de Lula para criticar seu próprio país.

"A grande ironia do governo Lula é que, enquanto tenta conduzir o Brasil ao primeiro mundo com programas sociais estatais, como o Fome Zero, os Estados Unidos se parecem cada vez mais com o antigo terceiro mundo." O pré-candidato do PSDB, José Serra, elogiou Lula, ontem, na Agrishow, feira de tecnologia agrícola, em Ribeirão Preto. "O mundo tem uns 200 países, e ele estar nesse grupo de 25 principais personagens já é uma conquista." Esta é a sétima lista do gênero divulgada pela "Time".

A publicação de 2010 chega quando a aprovação do presidente brasileiro alcança os 84%, de acordo com a última pesquisa Ibope A lista de líderes influentes inclui o presidente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, e a ex-governadora do Alasca e candidata a vice-presidente na chapa de John McCain, Sarah Palin, além dos primeiros-ministros japonês e palestino, Yukio Hatoyama e Salam Fayyad.

O ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner também figura na lista, só que na categoria dos pensadores mais influentes do mundo. Outros nomes na mesma categoria incluem o presidente da Apple, Steve Jobs, os economistas Paul Volcker e Amartya Sen, e a integrante da Suprema Corte americana Sonia Sotomayor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário