Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Será neste sábado, às 14h30, no Palácio do Congresso Nacional, o ato que marcará o início do mandato de Dilma Vana Rousseff, de 63 anos, a 1ª presidenta da República Federativa do Brasil. Ainda pela manhã, a presidente eleita assistirá a uma missa na Catedral de Brasília, acompanhada do vice-presidente eleito, Michel Miguel Elias Temer.
Já está tudo pronto
Cortejo
Às 14h10, Dilma, de pé a bordo do Rolls-Royce presidencial , e Temer, em outro carro logo atrás, seguirão da Catedral até a rampa de mármore branco do prédio principal do Congresso Nacional, acompanhados de perto pela Escolta de Batedores, constituída por motociclistas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e por 110 Dragões da Independência unidade militar criada em 1808 que utiliza o uniforme da Guarda de Honra de Dom Pedro I.
Chegada ao Congresso
Às 14h25, serão recebidos na rampa do Congresso pelos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Março Maia.
Em caso de chuva, a comitiva entrará no prédio do Congresso pelo acesso conhecido como Chapelaria, que é coberto. No entanto, se a chuva for fraca, a presidente eleita poderá escolher entre subir a rampa de mármore ou entrar pela Chapelaria. Ato de Posse
No plenário da Câmara dos Deputados, Dilma e Temer farão, em voz alta, o juramento de manter, defender e cumprir a Constituição Federal, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil.
Em seguida, o Primeiro-Secretário da Mesa do Congresso, deputado Rafael Guerra, fará a leitura do termo de posse, que será assinado por ambos; e o presidente do Congresso, senador José Sarney, declarará empossados a presidente, Dilma Rousseff, e o vice-presidente, Michel Temer.
A Banda de Fuzileiros Navais executará a versão completa do Hino Nacional . Então Dilma fará, em plenário, seu primeiro discurso à Nação, com duração aproximada de 45 minutos.
Do plenário, Dilma e Temer seguirão para a rampa principal do Congresso, na área externa, onde novamente será executado o Hino Nacional, dessa vez pela banda do Batalhão da Guarda Presidencial, com salva de 21 tiros.
A presidente vai se dirigir à Bandeira Nacional para prestar-lhe reverência e passará a tropa em revista. Em caso de chuva, essa solenidade ocorrerá na Chapelaria do Congresso.
Os dois partirão então, em carro aberto, ao Palácio do Planalto.
Troca da faixa presidencial
Ao subir a rampa do Palácio do Planalto, Dilma e Temer serão recebidos na porta principal por Luiz Inácio Lula da Silva. Após os cumprimentos, ocorrerá a troca da Faixa Presidencial , no Parlatório do Palácio do Planalto. A banda do Primeiro Regimento de Cavalaria de Guardas executará o Hino Nacional.
Logo após, Dilma e Temer vão se dirigir ao Salão Leste para receber os cumprimentos de chefes de Estado estrangeiros.
Despedidas
Após sair do Salão Leste, ambos acompanharão o presidente Lula até a rampa do Palácio do Planalto, onde se despedirão do ex-presidente.
Pronunciamento à Nação
De volta, Dilma seguirá para o Parlatório, de onde fará um pronunciamento à Nação.
Em caso de chuva, as cerimônias da rampa e do Parlatório ocorrerão no interior do Palácio do Planalto.
Posse aos ministros
Após os cumprimentos, a presidente dará posse à equipe ministerial do novo governo no Salão Nobre do Palácio do Planalto, começando pelo ministro da Justiça. Em seguida, todos posarão para a foto oficial.
Convidados
A organização do cerimonial estima que cerca de 1.700 convidados deverão acompanhar a posse da nova presidente, entre os quais deputados e senadores (atuais e eleitos), ministros de Estado e do Poder Judiciário, chefes de Estado estrangeiros, embaixadores, amigos e familiares da presidente e do vice-presidente, além do público que deverá comparecer à Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Agência camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário