Total de visualizações de página

sábado, 16 de janeiro de 2010

ECONOMIA SOLIDARIA

RS se prepara para a Feira Mundial de Economia Solidária e para o 1º Fórum Social

A manhã do dia 09 de janeiro foi movimentada no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria (RS). Não só pelo Feirão, que ocorre todo sábado com a comercialização de artigos produzidos pelos empreendimentos da economia solidária, mas também porque foi realizada uma reunião ampliada de preparação do 1º Fórum Social e 1ª Feira Mundial de Economia Solidária. Com a presença de representantes de diversas comissões – são mais de 60 comissões que organizam as atividades - foram discutidos temas como a recepção do evento, que será formada por voluntários já a partir do dia 21 de janeiro, quando começam a chegar os primeiros participantes.
A notícia é do sítio da CNBB, 14-01-2009.
Conforme a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, diversas caravanas de outros estados brasileiros já estão confirmadas, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de cerca de 15 representantes do continente africano, que já asseguraram presença. A expectativa da organização é de que, aproximadamente, 150 mil pessoas participem das atividades.
O Fórum e a Feira Mundial de Economia Solidária, que acontecem em Santa Maria de 22 a 24 de janeiro, fazem parte das comemorações dos 10 anos do Fórum Social Mundial, que este ano será feito de forma descentralizada no mundo, com mais de 40 agendas já confirmadas em todos os continentes. Os eventos de Santa Maria são o pontapé inicial para essas comemorações, depois as atividades vão para Porto Alegre e Região Metropolitana do estado, entre os dias 25 e 29 de janeiro.
Entre os temas abordados na reunião, também foi debatido o mapa dos eventos, onde cada empreendimento, expositor ou debatedor terá centrada suas atividades. Os cinco grandes seminários, abordando cinco eixos principais, serão realizados em um espaço montado no Parque da Medianeira, além de toda a estrutura do Centro de Referência, que contará com a comercialização e exposição de produtos, palco e praça de alimentação. A escola irmão José Otão, que será cenário para oficinas e atividade autogestionadas, também abrigará participantes do Levante da Juventude e visitantes que utilizarem a hospedagem solidária.
O almoço, já tradicional durante a Feira do Cooperativismo de julho em Santa Maria, também fará parte do Fórum e Feira Mundial de Economia Solidária.
Para ler mais:
Economia Solidária. Uma “outra economia” ou uma economia de “pobre para pobre”?




















Nenhum comentário:

Postar um comentário