Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CAMINHAR: BOM PRO CORPO, BOM PRA MENTE.

Todo mundo conhece os benefícios físicos que a caminhada proporciona, mas você sabia que ela também é ótima para a mente? Uma nova pesquisa mostra que a caminhada pode aumentar a conectividade entre os circuitos do cérebro, que tendem a diminuir à medida que envelhecemos. Segundo os pesquisadores, os circuitos não são tão bem conectados para “apoiar”, “suportar” as coisas que fazemos, como dirigir. Mas, em função do condicionamento aeróbico, esses circuitos tornam-se mais coerentes. Os especialistas dizem que a caminhada pode parecer uma atividade simples, mas enquanto você realiza esta atividade, o seu cérebro trabalha para integrar informações de várias fontes diferentes: quando andamos, integramos informação visual, informação auditiva, bem como informação que vem de articulações e músculos em relação a onde o pé está, com que força pisamos, dentre outras coisas. No estudo, 70 adultos entre 60 e 80 anos foram acompanhados durante um ano. Foram analisados dois grupos: um sedentário, e um que praticava exercícios como tonificação, alongamento e fortalecimento. Os pesquisadores também mediram a função do cérebro dos participantes, usando imagens de ressonância magnética funcional para examinar redes cerebrais. Um grupo de idade entre 20 a 30 anos serviu para a comparação. O grupo aeróbico melhorou a memória, a atenção e uma variedade de outros processos cognitivos. À medida que as pessoas mais velhas do grupo de caminhada tornavam-se mais aptas, a coerência entre as diferentes regiões dos seus cérebros aumentava e tornava-se semelhante aos do grupo de 20 anos. Mas os resultados demoram para fazer efeito: só são observados após os idosos terem treinado durante 12 meses. Testes de seis meses não revelaram tendências significativas. Segundo os pesquisadores, isso é normal. Caminhada é uma atividade que se reforça por repetitividade. E, também segundo eles, o nosso tempo de reação fica mais lento à medida que envelhecemos, e a atividade é um grande modificador dessa condição. Os cientistas afirmam que a caminhada é mais uma arma contra os efeitos negativos do envelhecimento, e para isso, só necessitamos um pouco de coragem para fazer a escolha certa de estilo de vida.
Fonte: hype Science

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

SUS TERÁ QUE DISTRIBUIR REMEDIO QUE TRATA AVC

Liminar da Justiça Federal em São Paulo determinou que o Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país passe a distribuir gratuitamente, em 30 dias, o remédio para o tratamento do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. O SUS tem prazo de 30 dias para iniciar o fornecimento gratuito, em toda a rede pública de saúde, do medicamento trombolítico Alteplase, a única droga aprovada no Brasil para o tratamento do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. A decisão, assinada pela juíza federal Tânia Regina Marangoni, tem abrangência nacional, e foi concedida com base na "exaustiva comprovação de que o medicamento pode beneficiar o tratamento do AVC, salvando milhares de vidas". A ação civil pública com pedido de liminar foi protocolada na Justiça Federal em agosto do ano passado pelo Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias. (www.istoe.com.br)

PROPOSTA CRIARÁ NOVAS REGRAS PARA O AVISO PROPORCIONAL

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2845/11, do deputado Manato (PDT-ES), que estabelece novas regras sobre o aviso prévio e altera a lei que trata do tema (Lei 12.506/11). Manato argumenta que o texto em vigor desde outubro do ano passado é muito sucinto e já gerou muitas dúvidas, tanto no âmbito do Executivo como no do Judiciário.A lei determina que o período de aviso prévio é de 30 dias para o empregado com até um ano de trabalho na empresa. A esse montante são acrescidos três dias por ano de serviço, até o máximo de 60 dias extras, totalizando um período de 90 dias.Manato considera, no entanto, que a legislação não deixa claro se o empregado com apenas um ano de serviço teria direito a 30 dias de aviso prévio e mais três dias pelo mesmo ano completado. Por isso, propõe que o texto da lei especifique que serão acrescidos três dias por ano de serviço ao aviso prévio a partir do segundo ano.O deputado também questiona a aplicação do aviso prévio em favor do empregador. O projeto estabelece, então, que o empregado deverá cumprir aviso prévio de 30 dias ou terá que indenizar o empregador na falta do aviso.Manato ressalta ainda que não ficou claro na lei se o direito previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43) de reduzir a jornada de trabalho em duas horas ou em uma semana durante os 30 dias seria estendida aos demais meses. Dessa forma, a proposta determina que o empregado terá direito a faltar sete dias por mês ou trabalhar duas horas a menos por dia durante o período de aviso prévio dado pelo empregador.Ainda de acordo com o projeto, os avisos prévios adicionais previstos em convenções coletivas de trabalho devem ser compensados com o aviso prévio proporcional.TramitaçãoO projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

COMERCIARIO DEFINE PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

Aconteceu na sede da Entidade, dia 16 de fevereiro de 2012 a primeira Assembleia da campanha salarial 2012 dos empregados no comercio de Mossoro e Região (SECOM-RN), @s Comerciari@s aprovou o piso da categoria de 700,00 r$, quebra de caixa de 20% , manutenção no dia do Comerciari@ para o mes de agosto e melhorar a lei que se trata do aviso previo proporcional. A data base da Categoria é no mês de abril, onde se celebra os acordos coletivos entre patrões e Empregados do Comercio, Estaremos entregando a pauta ainda este mês a Categoria economica , a minuta a ser entregue é composta de 84 clasulas dividida entre economicas e sociais.

DORMIR BEM AGORA PREVINE PERDA DE MEMORIA MAIS TARDE

Um novo estudo concluiu que a quantidade e a qualidade do sono durante a noite pode afetar a memória com o passar dos anos.“O sono interrompido parece estar associado com o acúmulo de placas de amiloide, um traço característico do mal de Alzheimer, nos cérebros de pessoas sem problemas de memória”, diz o autor do estudo Yo-El Ju, da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, e membro da Academia Americana de Neurologia. “Mais pesquisas são necessárias para determinar por que isso acontece e se as alterações do sono podem prever o declínio cognitivo”.Os pesquisadores testaram os padrões de sono de 100 pessoas com idades entre 45 e 80 anos que não apresentavam problemas mentais. Metade do grupo tinha mal de Alzheimer no histórico familiar. Um dispositivo foi colocado nos participantes durante duas semanas para medir o sono. Diários do sono e questionários também foram analisados pelos pesquisadores.Com o estudo, descobriu-se que 25% dos participantes tinham evidência de placas de amiloide, que podem aparecer anos antes dos sintomas da doença começarem. O tempo médio que uma pessoa gastou na cama durante o estudo foi de cerca de oito horas, mas o tempo de sono médio foi de 6,5 horas, por despertarem em curtos períodos de tempo durante a noite.O estudo revelou que as pessoas que acordaram mais de cinco vezes por hora estavam mais propensas a ter acúmulo da proteína amiloide, em comparação com pessoas que não despertaram tanto. A pesquisa também descobriu que as pessoas que dormem de maneira “menos eficaz” eram mais propensas a ter os traços de mal de Alzheimer em estágio inicial do que as que dormiam de forma mais eficiente. Em outras palavras, aqueles que gastaram menos de 85% do seu tempo na cama realmente dormindo eram mais propensos a ter os traços do que aqueles que gastaram mais de 85% do seu tempo na cama realmente dormindo.“A associação entre o sono interrompido e placas de amiloide é intrigante, mas as informações deste estudo não podem determinar uma relação causa-efeito ou o sentido dessa relação. Precisamos de mais estudos de longo prazo, acompanhando o sono dos indivíduos ao longo dos anos, para determinar se o sono interrompido leva a formação das placas ou se as mudanças cerebrais causadas pela doença precoce levam a alterações do sono”, disse o pesquisador. “Nosso estudo estabelece as bases para investigar se a manipulação do sono é uma estratégia possível na prevenção ou redução da doença de Alzheimer”, finaliza.[ScienceDaily]

ESPECIALISTA AFIRMA QUE INDUSTRIA FARMACEUTICA DEVE SER CONDENADA POR ABUSOS ETICOS

O Brasil é o quarto maior consumidor de remédios do mundo. Uma indústria que movimenta cerca de R$ 40 bilhões por ano no país, faz capas de revistas e influencia pesquisas. Para o pesquisador e professor da Universidade de Brasília, Volnei Garrafa, esses números escondem práticas antiéticas. “A indústria farmacêutica influencia até mesmo a Organização Mundial da Saúde”, diz.Ele cita o caso de pesquisas americanas feitas na Guatemala entre 1946 e 1948, que infectaram intencionalmente um grupo de 696 cidadãos com gonorreia e sífilis para a realização de estudo sobre a eficácia de medicamentos. Em outubro do ano passado, a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton desculpou-se pelo ocorrido.“É preciso mais do que desculpas. Esses crimes precisam ser julgados e os criminosos, punidos”, considera Volnei. Para ele é preciso uma mudança nas práticas de pesquisa, refutando a comercialização de pesquisas clínicas e o conflito de interesses entre laboratórios e política. Volnei atacou a prática de duplo padrão para pesquisas clínicas. “Hoje essa prática é aceita pela Associação Médica Mundial, o que é um absurdo”, diz. O duplo padrão é um tratamento diferenciado entre países, que estimula testes de medicamentos em estados não desenvolvidos. “Certos testes feitos nesses países nunca seriam admitidos em países desenvolvidos”, explica Volnei.O discurso, inflamado e em tom de denúncia, aconteceu durante a primeira mesa de palestras do 2º dia do IX Congresso Brasileiro de Bioética. Estiveram presentes Soren Holm, professor da Universidade de Manchester e Susana Maria Vidal Suarez, do Programa de Bioética e Ética da Ciência para América Latina e Caribe da UNESCO.Eles lembraram a evolução e as contradições do campo desde a reunião do 6º Congresso Mundial de Bioética, que aconteceu em Brasília, em 2002. Segundo os palestrantes, apesar dos avanços na incorporação de aspectos sociais, sanitários e ambientais às pesquisas da área, a bioética ainda é um campo heterogêneo e carece de normas e práticas que levem em conta as diferenças globais. “O principal problema para uma normatização global é político”, disse Soren Holm.Volnei defendeu que os pesquisadores latino-americanos voltem seus olhares para os problemas do continente. Ele afirma que as crises econômicas e políticas do mundo nesses dez anos exigem uma visão mais humana e de cooperação internacional. “Queremos uma bioética transformadora e não só acadêmica”, disse.HISTÓRICO - Soren Holm traçou um panorama das mudanças que o conceito de bioética sofreu nesses dez anos. Apontou que dois campos, o da bioética clínica e o da saúde pública, foram os que mais evoluíram. Mas o desenvolvimento esbarra em problemas. Primeiro, existem as diferenças da linguagem, que levam pesquisas em outras línguas que não seja o inglês a serem descartadas. Outro é a intensa especialização das pesquisas, que leva à pulverização das discussões.Suzana Vidal lembrou a evolução da Bioética latino-americana desde 2002. Nesses dez anos, o mercado biotecnológico e o crescimento das pesquisas não acompanhou o desenvolvimento social. “Estamos em um momento de recriação, em que existe um paradoxo entre a inovação tecnológica e as realidades socioambientais”, diz. Ela aponta que há grande heterogeneidade entre os países da América latina, tanto no campo da pesquisa como no campo normativo. “É preciso criar mais comitês nacionais de ética clínica”, diz.Volnei Garrafa lembrou da demora na aprovação da lei 6.032 de 2005, que está para votação na Câmara dos Deputados. “O congresso é lento e incompetente”, disse. Ele explica que a lei, proposta pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, está em regime de urgência no Congresso há três anos. “No momento que foi mandada, tanto o governo quanto oposição estavam prontos para discuti-la”, lembrou. Entretanto, a votação emperra na designação de deputados de dois partidos para a comissão. “O DEM e o PSDB são os únicos partidos que ainda não indicaram seus nomes”, afirmou Garrafa.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

FALHAS NA APLICAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA SERÃO ANALIZADAS EM TODO PAIS

Comissão parlamentar instalada ontem vai percorrer o país em investigação sobre a violência contra as brasileiras O Congresso instalou nessa quarta-feira uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para investigar a violência contra a mulher. Formada por 12 deputados e 12 senadores, a comissão terá 180 dias para apurar falhas na aplicação da Lei Maria da Penha ou na própria legislação. A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) foi designada presidente da CPMI. A relatora será a senadora Ana Rita (PT-ES). O grupo vai aos estados verificar as condições de cumprimento das punições aos agressores e das garantias de segurança das mulheres ameaçadas. Para Jô Moraes, casos recentes, como os ocorridos em Minas Gerais, mostram que, apesar de a legislação a princípio não ter falhas, a aplicabilidade ainda deixa a desejar. A deputada se refere ao caso da procuradora Ana Alice Moreira de Melo, de 35 anos, morta a facadas em sua casa, em Nova Lima. O principal suspeito, o marido Djalma Brugnara Veloso, de 50, foi encontrado morto no dia seguinte em um motel. Outra morte que, na opinião de Jô, poderia ter sido evitada foi a da cabeleireira Maria Islane de Morais, de 31, no início de 2010. Ela foi assassinada em seu salão de beleza pelo ex-marido, cujas ameaças a vítima já havia denunciado em pelo menos oito boletins de ocorrência. Vamos sair pelo país e ver como funcionam as delegacias e varas especializadas e os abrigos de apoio a mulheres. Temos que saber por que uma lei que a sociedade conhece e busca respeitar não é eficaz. Em Minas há situações em que as mulheres tomaram todas as providências e não adiantou, antecipou Jô Moraes. A comissão fará um levantamento estrutural. A princípio, não há indicações para alterar a lei. Até hoje ninguém achou falha na lei. O que pode ser encontrado, por exemplo, seria o acúmulo de processos nas varas ou número reduzido de equipes nas delegacias de mulheres, comentou. Jô disse ainda que a comissão precisa encontrar métodos para fiscalizar os possíveis agressores, quando denunciados. Uma ideia seria a tornozeleira eletrônica, para impedir que eles descumpram a ordem de manter afastamento das mulheres que denunciam. Em 28 de fevereiro, na primeira reunião, a relatora vai apresentar o cronograma de trabalho. Ainda nessa quarta-feira, Jô, a relatora Ana Rita e demais integrantes da CPI iriam ao Supremo Tribunal Federal (STF) para assistir ao julgamento de uma ação que questiona se homem que agride mulher pode ser processado com base na Lei Maria da Penha, mesmo que a vítima não preste queixa. O Ministério Público quer ter o direito de poder denunciar o agressor, ainda que a mulher não queria representar contra ele. Até o fechamento desta edição a ação ainda não havia sido julgada. A criação da CPMI ocorre no momento em que a Câmara procura reduzir o espaço de articulação da oposição, que tenta abrir uma CPI para investigar as mudanças no comando da Casa da Moeda. Na retomada dos trabalhos legislativos, o presidente da Casa, Março Maia (PT-RS), autorizou a abertura de três comissões: para investigar o tráfico de pessoas, a exploração sexual de menores e o trabalho escravo. O regimento da Câmara permite o funcionamento de até cinco CPIs ao mesmo tempo. Blindagem Sem quórum mínimo para abrir os trabalhos, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) cancelou nessa quarta-feira a reunião que poderia votar o requerimento de convite do ministro da Fazenda, Guido Mantega. A base aliada orientou os parlamentares a esvaziarem os trabalhos. O presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), anunciou na terça-feira que colocaria o pedido de sua autoria em votação na tarde dessa quarta-feira. Nem sequer apareceu no colegiado. Apenas sete deputados compareceram. Nenhum senador apareceu. O quórum mínimo para abrir a sessão era de seis deputados e dois senadores. Coube então ao vice-líder do governo no Congresso, deputado Gilmar Machado (PT-MG), cancelar a reunião, remarcada para 14 de fevereiro.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

CSD DEZ ANOS DE LUTA

Neste dia 12 de fevereiro em Mossoro-RN , aconteceu a Conferência estadual da CSD (Cut Socialista e Democratica) corrente interna da CUT, evento que ocorreu em varios estados que contempla a primeira etapa, que terá sua patre final na I Conferência ocorrerá nos dias 2 a 4 de março, na cidade de Sâo Paulo. Onde os estados elegeu varios delegad@s para esta etapa nacional , e neste ano comemoramos 10 anos de fundação da CSD. A conferência terá como objetivos realizar um balanço de 10 anos dessa experiência do sindicalismo combativo e preparar nossa intervenção no XI Congresso da CUT, que ocorrerá esse ano.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

RECEITA PUBLICA NOVAS REGRAS PARA 2012

Foi publicada hoje, 6/2, a Instrução Normativa RFB nº 1246, de 5 de fevereiro de 2012, que dispõe sobre as regras para a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda referente ao exercício 2012, ano-calendário 2011, pela pessoa física residente no país. As principais mudanças deste ano são a obrigatoriedade de apresentação da declaração para o contribuinte que, em 2011, recebeu rendimentos tributáveis cuja soma tenha sido superior a R$e, em relação à atividade rural, obteve receita bruta em valor superior a R$ 117.495,75. Também houve o aumento do limite do desconto simplificado de 20% do valor dos rendimentos tributáveis na Declaração de Ajuste Anual para R$ 13.916,36; a instituição da obrigatoriedade de o contribuinte que, no ano-calendário de 2011, recebeu rendimentos tributáveis sujeitos ao ajuste anual, cuja soma tenha sido superior a R$ 10 milhões, ter de utilizar o certificado digital na transmissão da declaração, bem como foi normatizada a dedução referente às doações em espécie, efetuadas aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente entre 1º de janeiro de 2012 e 30 de abril de 2012. O subsecretário de arrecadação e atendimento, Carlos Roberto Occaso, dará entrevista coletiva hoje, 6/2, às 16h, na sala 719, edifício-sede do Ministério da Fazenda, na Esplanada dos Ministérios. Assessoria de Comunicação - ASCOM/RFB .

domingo, 5 de fevereiro de 2012

SUGESTÃO DE LEITURA

Boa noite Amig@s, quando decidi postar conteudos em um Blog, o proposito é ter uma visaõ bastante ecletica, que seria publicação de coleg@as e materias deste titular que está inserido no contexto de um militante social, que se prende na busca do bem estar individual das pessoas. ( A CIENCIA DA LONGEVIDADE) , os oito passos essenciais para manter a mente alerta e o corpo jovem de Gary Small M D, essa è uma boa susgetão de livro de cabeceira noturna, e gostaria de compartilhar esta informação para tod@s.

CAFEINA ALTERA NIVEIS DE ESTROGÊNIO NAS MULHERES

A dose diária que você consome de cafeína pode alterar mais que os seus níveis de energia. Uma pesquisa recente com mulheres entre 18 e 44 anos indica que beber café e outras bebidas com cafeína em sua composição pode alterar, por um período curto, os níveis de estrogênio. O efeito varia de acordo com a raça. Nas mulheres brancas, a cafeína parece diminuir os níveis de estrogênio. Nas asiáticas ocorre o inverso, com o aumento nos níveis do hormônio. Publicado no "The American Journal of Clinical Nutrition", o estudo não analisou mulheres com idade avançada. Os cientistas afirmam, contudo, que as mulheres em idade reprodutiva que tomam uma xícara de café todos os dias têm poucos motivos para preocupações. Os efeitos da cafeína sobre o estrogênio são tão pequenos que, nas mulheres saudáveis, a substância não influi na ovulação ou no estado geral de saúde, pelo menos a curto prazo. "Isso é importante do ponto de vista fisiológico porque ajuda a compreender como a cafeína é metabolizada pelos diferentes grupos genéticos", afirmou Enrique Schisterman, um dos autores e pesquisador sênior dos Institutos Nacionais da Saúde americanos. "Porém, beber café não alterará significativamente, do ponto de vista clínico, o funcionamento hormonal das mulheres em idade reprodutiva", afirmou. Ele observou que é necessário prosseguir com a investigação. "Não sabemos se existem efeitos a longo prazo dessas pequenas alterações nos níveis hormonais", afirmou.
fonte: google saude

CAMPANHA SALARIAL DOS COMERCIARIOS

Neste mês se deu inicio a campanha salarial 2012 dos empregados no comercio de Mossoro e Região, a categoria profissional busca a valorização do salário comercial e reevindica melhores condições de trabalho, pois sua data base e no mês de abril/2012. O SECOM está em fase de elabolação da pauta, sendo feito atraves de consulta a@s comerciari@s na elaboração da minuta, que será apresentada dia 16 de fevereiro de 2012 em Assembleia Geral da categoria comerciaria e em seguinda entregue a categoria economica, neste documento pautará as classulas economicas e sociais.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

GREVE DA POLICIA FAZ COMERCIO FECHAR AS PORTAS EM SALVADOR

O medo de arrastões em meio à greve dos
policiais militares provocou o fechamento de shopping centers, restaurantes e
postos de combustível em Salvador. Duas universidades privadas suspenderam as
aulas noturnas.
O shopping Iguatemi, o mais movimentado
da capital, estava fechado às 20h de ontem --duas horas antes do horário
normal.As lojas do maior centro comercial da Barra, bairro da orla muito
visitado por turistas brasileiros e estrangeiros, encerraram o expediente às 17h
e mandaram os trabalhadores para casa.
No mesmo horário, dois outros shoppings
fecharam as portas no Itaigara, bairro de classes média e alta.
As ruas da região estavam praticamente
desertas por volta das 20h30 de ontem, cena incomum no verão, quando
restaurantes e bares lotam no horário."Fechamos antes porque a gente não tem
segurança para a gente voltar para casa", contou o comerciário Francisco Pereira
Filho, 28, em um ponto de ônibus.
No bairro vizinho de Cidade Jardim,
posto de combustíveis e restaurantes também encerraram as atividades por volta
das 20h.
"O normal é ficarmos abertos até
meia-noite, mas não há policiais na rua e pode haver arrastão", contou a gerente
de uma loja de conveniências do local, pedindo para não ser
identificada.
Boatos de grupos percorrendo ruas para
roubar também provocaram o fechamento de lojas da rua Sete de Setembro, no
centro, ainda no final da tarde de ontem, mas não se confirmaram.
O segundo dia da greve coincidiu com a
Festa de Iemanjá, uma das mais populares da cidade. No bairro do Rio Vermelho,
onde milhares de fiéis foram depositar oferendas para a divindade do candomblé
durante a manhã e à tarde, PMs trabalhavam normalmente, com rondas e pontos de
observação.
Fonte: Folha de
S.Paulo