Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Será neste sábado, às 14h30, no Palácio do Congresso Nacional, o ato que marcará o início do mandato de Dilma Vana Rousseff, de 63 anos, a 1ª presidenta da República Federativa do Brasil. Ainda pela manhã, a presidente eleita assistirá a uma missa na Catedral de Brasília, acompanhada do vice-presidente eleito, Michel Miguel Elias Temer.
Já está tudo pronto
Cortejo
Às 14h10, Dilma, de pé a bordo do Rolls-Royce presidencial , e Temer, em outro carro logo atrás, seguirão da Catedral até a rampa de mármore branco do prédio principal do Congresso Nacional, acompanhados de perto pela Escolta de Batedores, constituída por motociclistas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e por 110 Dragões da Independência unidade militar criada em 1808 que utiliza o uniforme da Guarda de Honra de Dom Pedro I.
Chegada ao Congresso
Às 14h25, serão recebidos na rampa do Congresso pelos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Março Maia.
Em caso de chuva, a comitiva entrará no prédio do Congresso pelo acesso conhecido como Chapelaria, que é coberto. No entanto, se a chuva for fraca, a presidente eleita poderá escolher entre subir a rampa de mármore ou entrar pela Chapelaria. Ato de Posse
No plenário da Câmara dos Deputados, Dilma e Temer farão, em voz alta, o juramento de manter, defender e cumprir a Constituição Federal, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil.
Em seguida, o Primeiro-Secretário da Mesa do Congresso, deputado Rafael Guerra, fará a leitura do termo de posse, que será assinado por ambos; e o presidente do Congresso, senador José Sarney, declarará empossados a presidente, Dilma Rousseff, e o vice-presidente, Michel Temer.
A Banda de Fuzileiros Navais executará a versão completa do Hino Nacional . Então Dilma fará, em plenário, seu primeiro discurso à Nação, com duração aproximada de 45 minutos.
Do plenário, Dilma e Temer seguirão para a rampa principal do Congresso, na área externa, onde novamente será executado o Hino Nacional, dessa vez pela banda do Batalhão da Guarda Presidencial, com salva de 21 tiros.
A presidente vai se dirigir à Bandeira Nacional para prestar-lhe reverência e passará a tropa em revista. Em caso de chuva, essa solenidade ocorrerá na Chapelaria do Congresso.
Os dois partirão então, em carro aberto, ao Palácio do Planalto.
Troca da faixa presidencial
Ao subir a rampa do Palácio do Planalto, Dilma e Temer serão recebidos na porta principal por Luiz Inácio Lula da Silva. Após os cumprimentos, ocorrerá a troca da Faixa Presidencial , no Parlatório do Palácio do Planalto. A banda do Primeiro Regimento de Cavalaria de Guardas executará o Hino Nacional.
Logo após, Dilma e Temer vão se dirigir ao Salão Leste para receber os cumprimentos de chefes de Estado estrangeiros.
Despedidas
Após sair do Salão Leste, ambos acompanharão o presidente Lula até a rampa do Palácio do Planalto, onde se despedirão do ex-presidente.
Pronunciamento à Nação
De volta, Dilma seguirá para o Parlatório, de onde fará um pronunciamento à Nação.
Em caso de chuva, as cerimônias da rampa e do Parlatório ocorrerão no interior do Palácio do Planalto.
Posse aos ministros
Após os cumprimentos, a presidente dará posse à equipe ministerial do novo governo no Salão Nobre do Palácio do Planalto, começando pelo ministro da Justiça. Em seguida, todos posarão para a foto oficial.
Convidados
A organização do cerimonial estima que cerca de 1.700 convidados deverão acompanhar a posse da nova presidente, entre os quais deputados e senadores (atuais e eleitos), ministros de Estado e do Poder Judiciário, chefes de Estado estrangeiros, embaixadores, amigos e familiares da presidente e do vice-presidente, além do público que deverá comparecer à Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Agência camara

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

LULA RECORD MUNDIAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ,faltando menos de 72 horas para entregar o governo, chegando com recorde mundial e histórico de aprovação pessoal pela população. Segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quarta-feira (29), Lula recebeu avaliação positiva de 87% dos entrevistados.
De acordo com o presidente a CNT (Confederação Nacional do Transporte), Clésio Andrade, o percentual é superior aos de outros líderes mundiais da atualidade, como Michelle Bachelet (ex-presidente do Chile) e Tabaré Vázquez (presidente do Uruguai), e até mesmo de ex-líderes históricos, como Nelson Mandela (ex-presidente da África do Sul), Margaret Thatcher (ex-primeira-ministra da Inglaterra) e Franklin Roosevelt (ex-presidente dos Estados Unidos).
- Fica claro que a economia, a melhora da renda, a atuação social e a facilidade de comunicação são fatores que o povo brasileiro reconhece como bons resultados do trabalho desenvolvido nos últimos anos.
O governo também bateu novo recorde de aprovação. A avaliação positiva chegou a 83,4%, a maior da série histórica iniciada em julho de 1998. No último levantamento, divulgado em 23 de novembro, o índice foi de 70%.
De acordo com o instituto Sensus, o governo de Lula só recebe avaliação negativa de 2,2% dos pesquisados, enquanto 13,7% dos entrevistados avaliaram a gestão como regular.
Foram entrevistadas 2.000 pessoas, em 136 municípios de 24 Estados, entre os dias 23 e 27 de dezembro de 2010.
Dilma
Para 27,7% dos entrevistados, a presidente eleita Dilma Rousseff fará um ótimo governo. Outros 41,5% consideram que ela fará um bom governo e apenas 2,7% acreditam que a nova presidente fará um governo péssimo.
A expectativa com o futuro governo é maior do ponto de vista econômico do que social. Isso porque 43,7% dos entrevistados acham que o Brasil vai desenvolver muito sua economia nos próximos quatro anos, enquanto 43% acreditam que a mesma evolução vai ocorrer no campo social. Contudo, para 28,7% dos entrevistados, a reforma trabalhista é a mais prioritária para o futuro governo Dilma. Para 20,9% é a reforma política e 11,5% acreditam que a reforma tributária é essencial. Apenas 7,4% disseram que a reforma agrária deve ser uma prioridade.
O resultado desse alto índice de expectativa está no fato de 65% dos entrevistados afirmarem que o governo de Dilma Rousseff será a continuidade do governo Lula.
A pesquisa CNT/Sensus também avaliou a expectativa da população em relação aos ministros indicados por Dilma. Para 16,6% dos entrevistados, os ministros são ótimos, enquanto 3,1% os consideram péssimos. Outro aspecto é que 27,5% acham que os ministros foram indicados principalmente por Lula, enquanto 24,8% acreditam que Dilma foi a responsável direta pelas indicações.

CORTA O TEMPO

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez,
com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente
Carlos Drummond de Andrade

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PROJETO PREVE PENSAO PARA AMANTES

De acordo com notícia divulgada no jornal "Folha de S.Paulo". Projeto de lei aprovado no dia (15) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara permite que amantes tenham direito a pensão alimentícia e à partilha dos bens. Trata-se do PL 2.285/207 que, segundo o autor da proposta, Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), consolida a legislação de Direito de Família num único documento."A união formada em desacordo aos impedimentos legais não exclui os deveres de assistência e a partilha dos bens", diz a proposta, que vale para homens e mulheres. Segundo Maria Berenice Dias, Vice-Presidente do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família), autora intelectual da proposta, a medida é "um compromisso ético". "A lei atual é conivente com o homem que tem duas mulheres. Com o projeto, ele passa a se responsabilizar." Não é qualquer caso extraconjugal, porém, que está abarcado no texto. Será necessário provar a estabilidade da união, afirma Dias. "O Superior Tribunal de Justiça já deu [o direito à pensão], não dá mais", explica ela sobre a falta de jurisprudência consolidada. Além disso, o projeto atualiza vários artigos e traz modificações importantes. De acordo com o Parlamentar Sérgio Barradas Carneiro, o texto avança na jurisprudência e moderniza o Código Civil, de 2002, mas feito com base em um projeto dos anos 70, ou seja, baseado em uma sociedade com valores diferentes. O estatuto abarca, por exemplo, a emenda constitucional do divórcio direto, aprovada há seis meses. Ela retirou da Constituição a referência à separação, deixando apenas o divórcio como forma de pôr fim ao casamento. Houve, porém, quem entendesse que, por permanecer no Código Civil, a separação estaria mantida. O texto do estatuto elimina a separação judicial ou extrajudicial. O projeto ainda acaba com o limite de idade para a pessoa se casar em comunhão de bens (hoje de 70 anos). Um trecho da proposta que reconhecia a existência de uniões homoafetivas foi retirado para conseguir aprová-lo sem pressão dos segmentos religiosos.

PLANO DE EDUCAÇAO PARA 10 ANOS

O projeto de lei que institui o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que deverá vigorar nos próximos dez anos, foi entregue pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento estabelece 20 metas a serem alcançadas pelo país até 2020. O texto também detalha as estratégias necessárias para alcançar os objetivos delimitados.
Conheça as metas que compõem o Plano Nacional de Educação 2011-2020:
Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos.
Meta 2: Criar mecanismos para o acompanhamento individual de cada estudante do ensino fundamental.
Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nesta faixa etária.
Meta 4: Universalizar, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino.
Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os 8 anos de idade.
Meta 6: Oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica.
Meta 7: Atingir as médias nacionais para o Ideb já previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)
Meta 8: Elevar a escolaridade média da população de 18 a 24 anos de modo a alcançar mínimo de 12 anos de estudo para as populações do campo, da região de menor escolaridade no país e dos 25% mais pobres, bem como igualar a escolaridade média entre negros e não negros, com vistas à redução da desigualdade educacional.
Meta 9: Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e erradicar, até 2020, o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.
Meta 10: Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos na forma integrada à educação profissional nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.
Meta 11: Duplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta.
Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta.
Meta 13: Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de educação superior para 75%, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, 35% doutores. Sete estratégias.
Meta 14: Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores. Nove estratégias.
Meta 15: Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.
Meta 16: Formar 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, garantir a todos formação continuada em sua área de atuação.
Meta 17: Valorizar o magistério público da educação básica a fim de aproximar o rendimento médio do profissional do magistério com mais de onze anos de escolaridade do rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente.
Meta 18: Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais do magistério em todos os sistemas de ensino.
Meta 19: Garantir, mediante lei específica aprovada no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a nomeação comissionada de diretores de escola vinculada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à participação da comunidade escolar.
Meta 20: Ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

NOVO MINISTRO DO MDA É ANUNCIADO

O Governo da Dilma acaba de divular o novo Ministro para compor sua equipe o companheiro Afonso Bandeira Florence levará para o Ministério do Desenvolvimento Agrário sua trajetória de envolvimento em causas sociais e o histórico de pesquisador das lutas antiescravagistas. Mestre em história social, é considerado um militante histórico do PT na Bahia. Florence é da tendência democrática socialista do PT.
No governo da Bahia, exerceu o cargo de Secretário de Desenvolvimento Urbano durante a gestão de Jacques Wagner, quando coordenou o programa habitacional Casa da Gente. Trabalhou também na execução do programa Água para Todos no estado.
Também é ex-diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais (Ceao), onde foi pesquisador durante 18 anos. É professor licenciado da Universidade Católica do Salvador.
Afonso é casado e pai de dois filhos. Filho de professores da rede pública estadual, estudou história na UFBA. Esteve à frente do Centro Acadêmico de História e logo após presidiu o DCE da UFBA. Servidor da UFBA, Afonso Florence se envolveu intensamente com a organização sindical e a vida acadêmica

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

REVEILLON DAS ESTRELAS

Recebo com alegria, atraves do professor Valdomiro(pt do PT)o convite para festa das Estrelas que será realizado na cidade de Tibau-RN, este evento será um marco historico praiano , para as estrelas e os militantes sociais. Endereço Rua das Oliveiras Nº 13 (treze) -Centro. É preciso confirmar a presença ate o dia 23-12-2010 ( contato Valdomiro: valdomiromorais@yahoo.com.br

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

COMERCIARIO DE MOSSORO TOMA POSSE COMO CONSELHEIRO DO SESC


Jose Rodrigues é novo membro do SESC Nacional

Conselheiros do SESC nacional se reuniram no dia 26 de outubro de 2010 no Rio de Janeiro, na ultima reunião anual de 2010, e foram apresentados novos membros do Conselho Nacional do SESC, entre os 05 dirigentes que representam as centrais sindicais: 01 força sindical, 01 nova central sindical, 01 ugt e 02 da CUT. Fazem parte representando a Central Unica dos Trabalhadores: Adeilson do Rio de Janeiro e Jose Rodrigues do SECOM-RN.