Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de abril de 2010

AMIANTO A SAUDE EM RISCO

Foi um massacre silencioso o que se consumou nos últimos 30 anos nos canteiros navais de Palermo, na Itália, envolvidos em uma nuvem de amianto. Para o tribunal da capital siciliana, as responsabilidades devem ser atribuídas à gestão dos ex-responsáveis pela Fincantieri [empresa de construção de navios]: o juiz Giuseppe Criscione condenou por homicídio culposo plúrimo e lesões os diretores do estabelecimentos de Palermo, que se alternaram entre 1970 e 1990. Luciano Lemetti foi condenado a sete anos e seis meses, Giuseppe Cortesi a seis anos e Antonino Cipponeri a três. Porém, terão direito a indulto.

A reportagem é de Salvo Palazzolo, publicada no portal do jornal La Repubblica, 26-04-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Os ex-diretores de Palermo foram também condenados a pagar ao Inail [Instituto Nacional de Seguro contra Acidentes de Trabalho, na sigla em italiano] uma enorme multa de 4,2 milhões de euros, que é só uma antecipação ao ressarcimento que será depois quantificado pelo juiz civil. Outros ressarcimentos foram decididos para as famílias dos operários, para a Fiom Cgil, a Legambiente, para a Medicina Democratica e para a Câmara do Trabalho de Palermo, todas partes civis.

O processo fazia referência à morte de 36 operários e das pesadas doenças de outros 24 funcionários da Fincantieri. A causa teria sido uma só: a inalação das fibras de amianto. O que foi concluído hoje é só o primeiro capítulo da megainvestigação conduzida pelos procuradores substitutos Emanuele Ravaglioli e Carlo Marzella sobre as mortes nos canteiros de Palermo.

Outras quatro investigações, que revelam mais de 50 mortes por tumor, estão prestes a chegar ao tribunal. A Procuradoria também apresenta acusações contra os ex-responsáveis nacionais da empresa. Segundo a reconstrução do ministério público de Palermo, a Fincantieri teria continuado a produção de amianto até 1999, apesar de uma proibição explícita da lei de 1996.

“Desde os anos 50, os riscos do amianto são conhecidos”, rebateram os juízes. “Apesar de tudo isso, a Fincantieri não adotou as medidas mais elementares de prevenção para evitar a inalação do pó e das fibras do amianto”. No estabelecimento, não havia roupas especiais, nem máscaras, nem capacetes de proteção. E nem sistemas de aspiração do pó de amianto.

(Ecodebate, 29/04/2010) publicado pelo IHU On-line, parceiro estratégico do EcoDebate na socialização da informação.

PAGAMENTO POR DANOS MORAIS

.
Empresa Vivo Celular perde recurso e terá que pagar 8 mil reais de indenização

A operadora de celular Vivo S/A teve um recurso judicial negado pelo Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes. A empresa recorreu de condenação que determinou o pagamento de 8 mil reais como indenização por danos morais, por ter incluído o nome de um cliente, indevidamente, no cadastro de mau pagadores.


Após a condenação de 1º grau (Juiz), a empresa recorreu ao Tribunal de Justiça de Rondônia (2º grau) para anular a sentença do Juiz. Entretanto, além de manter a condenação, os Desembargadores aumentaram o valor a ser pago para 8 mil reais. Em busca de mais uma possibilidade de apelação, um recurso especial foi pedido à Presidência do Tribunal.

O Desembargador Cássio Guedes, valendo de jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou o recurso à operadora de telefonia celular, mantendo a condenação anterior. O julgamento do recurso especial ocorreu no último dia 26 e foi publicado hoje (28) no Diário da Justiça Eletrônico.

FONTE: JUSBRASIL

quarta-feira, 28 de abril de 2010

CONSUMIDOR INDENIZADO

Caixa terá que pagar indenização a consumidor
Quinze minutos: A Caixa Econômica Federal (CAIXA) terá que indenizar, por danos morais, cliente que se diz prejudicada, devido ao fato de ter passado 1 hora e 31 minutos aguardando atendimento em uma das agências da referida instituição financeira. A determinação é do juiz da 3ª Vara Federal de Sergipe, Edmilson da Silva Pimenta, que ressaltou que "é público e notório o desrespeito à Constituição Federal, ao Código de Defesa do Consumidor e à Lei Municipal nº 2.636/98, quando o consumidor de serviços bancários é submetido a longa espera nas filas de atendimento pessoal, que, também, já se verifica nos terminais eletrônicos disponibilizados

contitribuição da jusbrasil noticias

terça-feira, 27 de abril de 2010

1º DE MAIO DIA DE LUTA

O pais vai ficar bonito,em vespera ao 1 de maio de luta que será o dia D dos trabalhadores, em defesa dos direitos,que dará continuidade a campanha pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 semanais, sendo fruto de uma luta unificada de todas as centrais sindicais, que vem precionando os parlamentares em seus estados como forma de garantir que o projeto seja aprovado sem auteração e o governo Federal faça sua parte que é deferi o projeto na sua chegada, e que se consolide em lei, para incluir mas pessoas no mercado de trabalho e que possamos ter mais tempo livre para o lazer e para a familia.
Curso de Formação de Maridos

Objetivo pedagógico:

Permite aos homens desenvolver a parte do corpo da qual ignoram a existência (o cérebro).
São 4 módulos:
Módulo 1: Introdução (Obrigatório)
1 - Aprender a viver sem a mamãe. (2.000 horas)
2 - Minha mulher não é minha mãe. (350 horas)
3 - Entender que não se classificar para o Mundial não é a morte. (500 horas)

Módulo 2: Vida a dois
1 - Ser pai e não ter ciúmes do filho. (50 horas)
2 - Deixar de dizer impropérios quando a mulher recebe suas amigas. (500 horas)
3 - Superar a síndrome do 'o controle remoto é meu'.. (550 horas)
4 - Não urinar fora do vaso. (1000 horas - exercícios práticos em vídeo)
5 - Entender que os sapatos não vão sozinhos para o armário. (800 horas)
6 - Como chegar ao cesto de roupa suja. (500 horas)
7 - Como sobreviver a um resfriado sem agonizar. (450 horas)

Módulo 3: Tempo livre
1 - Passar uma camisa em menos de duas horas. (exercícios práticos)
2 - Tomar a cerveja sem arrotar, quando se está à mesa. (exercícios práticos)

Módulo 4: Curso de cozinha
1 - Nível 1. (principiantes - os eletrodomésticos) ON/OFF = LIGA/DESLIGA
2 - Nível 2. (avançado) Minha primeira sopa instantânea sem queimar a Panela.
3 - Exercícios práticos Ferver a água antes de por o macarrão.

Cursos Complementares

Por razões de dificuldade, complexidade e entendimento dos temas, os cursos terão no máximo três alunos.

1 - A eletricidade e eu: vantagens econômicas de contar com um técnico competente para fazer reparos.
2 - Cozinhar e limpar a cozinha não provoca impotência nem homossexualidade. (práticas em laboratório)
3 - Porque não é crime presentear com flores, embora já tenha se casado com ela.
4 - O rolo de papel higiênico: Ele nasce ao lado do vaso sanitário? (biólogos e físicos falarão sobre o tema da geração espontânea)
5 - Como baixar a tampa do vaso passo a passo. (teleconferência)
6 - Porque não é necessário agitar os lençóis depois de emitir gases intestinais. (exercícios de reflexão em dupla)

7 - Os homens dirigindo, podem SIM, pedir informação sem se perderem ou correr o risco de parecerem impotentes. (testemunhos)
8 - O detergente: doses, consumo e aplicação. Práticas para evitar acabar com a casa.
9 - A lavadora de roupas: esse grande mistério.
10 - Diferenças fundamentais entre o cesto de roupas sujas e o chão. (exercícios com musicoterapia)

11 - A xícara de café: ela levita, indo da mesa à pia? (exercícios Dirigidos por Mister M)

12 - Analisar detidamente as causas anatômicas, fisiológicas e/ou psicológicas que não permitem secar o banheiro depois do banho.

O curso é gratuito para homens solteiros e para os casados damos bolsas.

ENVIE ISTO PARA MULHERES INTELIGENTES QUE PRECISEM DAR UMAS RISADAS....E

PARA HOMENS CAPAZES DE LIDAR COM ISSO!

contribuição do companheiro Rogerio dos comerciaros de JOÃO Pessoa

NEGOCIAÇÃO SALARIAL DOS COMERCIARIOS DE MOSSORO

Piso dos comerciarios é Definido

No dia 27 de abril de 2010 ás 14h aconteceu a 3ª rodada de negociação da Conveção Coletiva de Trabalho 2010,processo que envolveu a categoria profissional e a categoria economica, o saldo liquido desta relação que definiu o piso dos comerciarios que elevou de 480,00 r$ para 540,00 R$ e para as outras faixa é de 6%que será apartir deste mes de abril, manutenção da convenção coletiva atual, com ampliação de um direito social que sempre foi desejo de todos os comerciarios do RN, a Conquista do "DIA DO COMERCIARIO" na 3ª segunda do mes de agosto de 2010, que será feriado para categoria comerciaria de Mossoró (West Shopping, supermercados e o comercio em geral).Os trabalhadores do comercio está de parabens, por ter garantido uma boa negociação no aspecto social e economico, garantindo assim os direitos imediatos e historicos dos Comerciarios(as).

Jose Rodrigues Diretor do SECOM-RN e SECRETARIO DE FORMAÇÃO DA FETRACOM PBRN

terça-feira, 13 de abril de 2010

POLITICO EM DEBITO COM A JUSTIÇA

Pesquisa dos Parlamentares Sobre Ficha Limpa

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) divulga o resultado de pesquisa feita entre os 513 deputados(a) da Casa. O objetivo da pesquisa, realizada de 19 de março a 05 de abril, foi mapear o apoio ao projeto na Câmara, a partir de uma demanda da própria sociedade.

15% dos parlamentares responderam à pesquisa. No total, participaram 77 deputados(a). Destes, 73 responderam apoiar o projeto e 4 ainda não se decidiram. Considerando-se todos os 33 subscritores do PLP 518/09, o número de apoiadores subiria para 84 – isso porque destes, 11 não chegaram a responder a pesquisa. Apesar de o MCCE considerar que o apoio dos subscritores ao projeto, para que a participação fosse oficialmente validada na pesquisa, é exigida uma resposta por email.

Pesquisa objetiva

No dia 19/03 a pesquisa, com a seguinte pergunta formulada pelo MCCE: Em relação ao substitutivo do PLP 518/09, Projeto Ficha Limpa, que será levado à Plenário, qual a posição do (a) senhor(a) deputado(a), foi enviada a todos os 513 parlamentares. Havia três opções de resposta: Apóia, Não apóia ou Ainda não se decidiu. Depois do primeiro envio, três pessoas do MCCE ficaram responsáveis de ligar para os gabinetes de todos os deputados(a) para comunicar sobre a realização da pesquisa. Em paralelo com esse trabalhão de ligação, e para ter a certeza que todos receberiam o documento, a pesquisa foi reenviada mais duas vezes, nos dias 22 e 29/03. Os telefonemas do MCCE, informando sobre o fato e convidando os parlamentares a participarem foram feitos até ontem (05/04).

A iniciativa da pesquisa deve-se à necessidade de atender os questionamentos da sociedade civil feitos ao MCCE, divulgando as posições dos parlamentares sobre o projeto. A lista completa, por estado e por partido poderá ser consultada no site do MCCE (www.mcce.org.br). Os parlamentares que ainda quiserem responder à ela poderão fazê-lo entrando em contato com a Secretaria Executiva do Movimento. As novas respostas serão atualizadas no site da rede diariamente

CONFERENCIA DA COMUNICAÇÃO

O ano de 2009 terminou vitorioso para os movimentos sociais. Mesmo a contragosto da maioria dos empresários detentores dos meios de comunicação que tentaram boicotar a 1.ª Conferência Nacional da Comunicação, o encontro reuniu cerca de duas mil pessoas em Brasília, entre 14 e 17 de dezembro, e terminou vitoriosa com a aprovação de 600 propostas referentes ao acesso, produção e meios de distribuição de conteúdo.

A luta da CUT e das demais entidades dos movimentos sociais pela construção de um novo marco regulatório para as comunicações no País resultou em resoluções como a criação do Conselho Nacional de Comunicação vinculado ao Executivo, com participação da sociedade civil controle social, regulamentação dos artigos da Constituição Federal (220 a 224) que impedem os monopólios, redução de 30% para 10% na participação do capital estrangeiro nas comunicações e o fim da criminalização das rádios comunitárias que funcionam sem outorga.

“A comunicação é um direito de todos, para todos e não para alguns, como os setores monopolistas que engendraram o fracasso da Conferência queriam fazer crer”, aponta Rosane Bertotti, secretária de Comunicação da CUT.

Outro item importante que contou com colaboração dos trabalhadores Cutistas dos Correios foi a proposta 28, que trata da oferta de tarifas diferenciadas de serviço para as pequenas empresas de comunicação e cria uma operação para romper o atual monopólio de distribuição de periódicos. Clique aqui para ler todas as propostas aprovadas.

Porém, o próximo e mais espinhoso obstáculo vem a seguir: pressionar o poder Executivo para elaboração do documento final que deverá ser enviado ao Congresso Nacional e manter a mobilização para fazer com que os parlamentares transformem as propostas em lei.

“Devemos aproveitar esse ano de eleições para desmascarar os candidatos contrários à democratização dos meios de comunicação no Brasil. Em março lançaremos a plataforma da classe trabalhadora e certamente medidas como a distribuição de canais para rádios e TVs comunitárias farão parte da nossa agenda”, acrescentou Rosane.
contribuição da Central Unica dos Trabalhadores - CUT

segunda-feira, 5 de abril de 2010

RAIO X PROCEDIMENTO MAIS VOTADO

A máquina de raios-X foi eleita a melhor invenção de todos os tempos em uma votação realizada pelo Museu de Ciências de Londres.

A máquina de raios-X foi eleita a melhor invenção de todos os tempos em uma votação realizada pelo Museu de Ciências de Londres.
O equipamento, criado em 1895, recebeu 10 mil do total de quase 50 mil votos computados pelo museu, que pediu para os eleitores refletirem sobre o impacto da invenção no passado, no presente e no futuro.
Ele possibilitou pela primeira vez a visualização do interior do corpo humano sem que fosse preciso abri-lo.
A medicina foi um dos campos que recebeu mais votos, colocando duas outras invenções no topo da lista: a penicilina (em segundo lugar) e a descoberta da estrutura do DNA (em terceiro).
Entre as dez invenções mais votadas estão ainda a nave Apollo 10, a máquina a vapor e o telégrafo.
'Paciente transparente'
Andy Adam, presidente do Royal College of Radiologists, se disse muito feliz com o resultado, pois, segundo ele, a máquina de raios-X revolucionou a medicina.
"A tecnologia na radiologia hoje avançou tanto que estamos chegando à era do 'paciente transparente'", afirmou.
Para Ben Bradshaw, secretário de Cultura, Mídia e Esportes, a escolha do público mostrou "nossa curiosidade insaciável por saber como as coisas funcionam".
A eleição foi realizada pelo Museu de Ciências de Londres para marcar o seu centenário. Exemplares dos objetos mais votados estão expostos no local.

Fonte: BBC - Brasil

JORNADA DE 30 SEMANAIS

A enfermagem é uma profissão majoritariamente feminina, é a única profissão no mundo que trabalha 24 horas por dia, 07 dias por semana e 365 dias por ano, portanto, é uma questão de reconhecimento a essas milhares de trabalhadoras e muito mais uma questão de justiça a redução da jornada de trabalho para 30h.
A Jornada de 30 horas é uma luta de mais ou menos 70 anos pela valorização e dignidade dos trabalhadores da enfermagem, maior força de trabalho na saúde. O desgaste de lidar com sofrimento angústia e morte requer condições especiais de trabalho a esses profissionais.
Vários países desenvolvidos utilizam a redução da jornada de trabalho para o desenvolvimento econômico e social. A Organização Internacional de Trabalho órgão da ONU argumenta que a jornada de trabalho de 30 horas é melhor para, usuários e trabalhadores do mundo inteiro. No dia 13 de abril próximo, todas
as pessoas e entidades com interesse na redução da jornada de trabalho da enfermagem para 30h estão se mobilizando para contribuir com essa luta que depende de muitos.

Você está sendo convidada a entrar nesta luta. Do seu jeito, você pode colaborar enviando email para quem você puder.
Todas as pessoas são responsáveis pela atuação dos nossos parlamentares no congresso nacional, portanto estamos fazendo essa campanha pela internet com pessoas que temos no nosso círculo de amizades com o envio de email para solicitar aos deputados que votem em favor do PL 2.295/2000.
Vamos à Luta, até vencer!
Luzia Bessa – COREN/RN nº 48.696 ENF